Caríssimos irmãos dizimistas, graça e paz;
Estamos no mês de agosto, no qual somos convidados a rezar com maior fervor por santas vocações, em especial as sacerdotais e religiosas. Você sabia que seu dízimo ajuda a suscitar novas e santas vocações para a Igreja?
Estamos enfrentando uma grande crise vocacional a nível de mundo! Muitos jovens desistem no meio do caminho de dar seguimento aos estudos para se tornarem futuros sacerdotes. É preciso muito investimento para que o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da nossa Arquidiocese de Teresina possa trabalhar com eficácia no despertar dos jovens para descobrirem sua verdadeira vocação.
Se não há vocacionados, não haverá seminaristas, e sem estes não teremos novos padres, e por consequência a Santa Missa não se realiza para nos trazer Jesus presente na Eucaristia, não teremos o Sacramento da Confissão que restitui em nós a graça perdida por causa do pecado, não teremos o Sacramento da Unção dos Enfermos, que nos fortalece quando nos encontramos nessa situação e perdoa os nossos pecados quando não temos mais consciência ou condições para confessá-los.
Parte do valor que você contribui periodicamente através do dízimo é destinada aos três seminários (3%). Seminário Propedêutico São João Paulo II, Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg e o seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus, onde os seminaristas continuam o processo de formação, através do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI por mais 4 anos.
Seu dízimo também possui a dimensão missionária, pois parte dos valores arrecadados é destinada ao serviço de evangelização das crianças de Primeira Comunhão, adolescentes e jovens da Crisma. É da catequese que surgem as futuras vocações sacerdotais e religiosas para a Igreja.
Quando Jesus enviou os discípulos em missão, ordenou que não levassem nada pelo caminho, a não ser uma túnica, sandálias nos pés e um cajado na mão. Nas casas em que entravam, se eram bem acolhidos, deveriam permanecer, comer e beber do que lhes oferecessem, porque o trabalhador merece o seu “salário”. Esse “salário” pode ser interpretado como o dízimo, em sinal de agradecimento a Deus pelo missionário que está a serviço Dele, trazendo bênçãos divinas para sua comunidade.
Continue contribuindo com o dízimo na sua Paróquia, Área Pastoral ou Diaconia da qual você faz parte e assim, com esse gesto abençoado por Deus, você colaborará diretamente com o trabalho vocacional da nossa Arquidiocese de Teresina.
E não se esqueça de rezar sempre pelas vocações.
Teresina, 01 de agosto de 2023
Diác. Giovani Gonçalves Batista Assessor Eclesiástico da Pastoral do Dízimo