Com o objetivo de aprofundar o conhecimento católico sobre a importância do Dízimo e da partilha, neste mês de julho, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina realizaram diversas ações através da ‘Animação para o Dízimo’. Com a ajuda de subsídios preparados pela comissão arquidiocesana, foram realizados encontros para a evangelização.
Este ano, com o tema “Dízimo: Nossa expressão de cuidado com os pobres” (Doc 106, n° 32) e com o lema “Entre eles ninguém passava necessidades” (At 4, 34a), a cartilha trabalhou temáticas em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que remete ao cuidado com os mais necessitados em relação a fome, seja ela material ou espiritual.
Alguns trabalhos desenvolvidos durante o mês de julho
A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no bairro Morada Nova, pertencente à forania Sul II, realizou encontros paroquiais em todas as suas comunidades; e acrescentou às Celebrações Eucarísticas preces, cânticos, testemunhos, orações e mensagens relacionadas ao Dízimo, contando com o estímulo dos padres e irmãos.
Além disso, também foram realizadas visitas às pastorais e aos grupos da Paróquia como forma de evangelizar para a conscientização do Dízimo. Após esses momentos, houve um aumento significativo de inscrições de novos dizimistas, conforme externa Conceição Andrade, coordenadora Paroquial da Pastoral do Dízimo. “Os nossos Encontros estão sendo participativos e dinâmicos, onde já realizamos 3 dos 5 encontros propostos e obtivemos um resultado muito positivo”, destacou.
O Encontrão dos Dizimistas será realizado na Comunidade Nossa Senhora Maria Auxiliadora, no dia 31/07, concluindo o mês de Animação do Dízimo na Paróquia.
Já na Diaconia Santa Edwiges, que também pertence à Forania Sul II, as atividades tiveram início no dia 02 de julho com a Celebração de envio dos missionários. O momento de pregação teve a participação de leigos, grupos, pastorais, serviços e movimentos, que se prepararam para a evangelização da partilha.
Durante todo o mês, aos domingos e terças-feiras, a Diaconia manteve o canal ‘Minuto do Dízimo, testemunhos que edificam’ através das redes sociais, onde ministros ordenados e leigos compartilhavam relatos sobre a importância do Dízimo e do ser dizimista. O coordenador da Pastoral do Dízimo, Mauro Celso, avaliou as atividades como fortalecedoras para a evangelização e que tem gerado muitos frutos para a comunidade. Segundo ele, inicialmente foi proposto que as famílias que participaram dos encontros realizassem a experiência do ‘ser dizimista’ por um período de três meses, para que resolvam se realmente vão abraçar a decisão.
“Estamos muito felizes com o resultado da missão, já que até crianças que fazem parte da catequese tem devolvido o Dízimo. A cada encontro, as famílias estão mais encantadas em experimentar o ser dizimista e isso nos deixa muito empolgados”, pontuou.
Na forania Norte I, a coordenação do dízimo da Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, aproveitou este mês de animação, para compartilhar testemunhos de fé em suas redes sociais. Fernanda Magalhães, membro da comunidade São Sebastião do bairro Nova Brasília, externa que é dizimista por entender o amor e o zelo de Deus para com ela e com sua casa. Ela finaliza deixando um convite para que todos se tornem dizimistas. “Convido você a se tornar dizimista para contribuir com a nossa Igreja realizando esse pequeno gesto que ignifica muito para Deus”, finalizou.
Como encerramento das atividades, no dia 30 às 16h a paróquia vai realizar a Caminhada da Partilha. A concentração vai acontecer na Praça da Nova Brasília, seguindo em caminhada até a Praça do Poty Velho, onde acontecerá a celebração da Santa Missa.
Em todas as foranias da Arquidiocese de Teresina, iniciativas como essas estão sendo realizadas, a fim de reforçar, cada vez mais, a importância e a necessidade do Dízimo para a Igreja e para os fiéis.