Com o tema: Família semente de vocação, e sub-tema: “Sagrada Família ensina-nos a ouvir o evangelho da vocação e responder com alegria”, entre os dias 06 e 08 de julho, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina realizou formação de setores para seus integrantes. Com o objetivo de evangelizar e formar agentes de pastoral, as palestras aconteceram durante o turno da noite no auditório Paulo VI, localizado no Centro de Teresina.
Segundo o casal coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Marinalva Leite e José Almeida, as formações são importantes para que esses agentes estejam aptos a servir dentro de suas comunidades. As temáticas abordadas englobaram temas relacionados às famílias e questões matrimoniais, já que de acordo com a coordenadora, muitos casais procuram o Tribunal Eclesiástico com dúvidas.
“Durante essa formação nós estamos aproveitando para tirar muitas dúvidas acerca dessas temáticas matrimoniais e também para abordar assuntos importantes sobre as famílias. Além disso, vamos abordar questões como a defesa da vida que muitos casais ainda têm receio em assumir essa pasta dentro de sua comunidade”, destacou Marinalva.
A Pastoral Familiar está interligada diretamente com a Catequese, com a Pastoral do Batismo entre outras, como explica a coordenadora. “Há a necessidade de os agentes de pastoral tenham esse entendimento para que assim possam se unir e trabalhar em conjunto, para que tenhamos uma Igreja Sinodal”, completou.
Maria do Carmo, uma das palestrantes, externou a importância do entendimento a Iniciação à Vida Cristã (IVC), para que haja uma comunhão com aquilo que a Igreja pede aos cristãos. De acordo com a catequista, as comunidades precisam respirar sobre essas temáticas, a fim de que esses conhecimentos sejam colocados em prática no cotidiano.
“A partir do momento que esses casais participam desta formação e entendem mais sobre a IVC, buscamos que eles saiam daqui mais capacitados para que possam replicar tudo que foi aprendido dentro de suas comunidades e junto com os líderes das pastorais possam também viver esta Iniciação”, explicou.
Francisco José e Laura Araújo, casal que participou da formação, afirmam que foram motivados a participar pela necessidade de se atualizar nas temáticas abordadas. Além disso, o casal ainda destacou a importância de participar destes momentos, onde eles são fortalecidos na fé e proporciona um crescimento da Pastoral dentro das paróquias e comunidades que compõem a Arquidiocese de Teresina.
“Todos os anos acontecem esses encontros e junto com eles nós podemos nos atualizar. Enquanto agentes de pastoral é importante que estejamos atualizados e tenhamos propriedade para podermos falar com nossos irmãos e tirar as suas dúvidas da melhor maneira”.