Com o tema “Sagrado Coração de Jesus, exemplo de amor, humildade e mansidão para se viver numa Igreja Sinodal” e o lema “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29), entre os dias 03 e 07 de julho, o Apostolado da Oração da Arquidiocese de Teresina promove a 1ª Festa do Sagrado Coração de Jesus.
A abertura terá início na segunda-feira (03), às 16h com a Hora Santa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. Em seguida, às 17h30, os fiéis devem sair em procissão até a Igreja Santo Benedito, no Centro da cidade, local onde acontecerá a programação da festa. Este ano, o evento propõe a reflexão sobre a Sinodalidade, além da busca pelo entendimento de como todas as vocações brotam do Coração de Jesus.
Conforme externa Matheus Nunes, diretor presidente do Apostolado da Oração, desde o ano passado quando assumiu um lugar na Mesa Diretora do Apostolado, era pensado em uma festa a nível de Arquidiocese para celebrar o Sagrado Coração de Jesus. Embalados pelo III Ano Vocacional surgiu a oportunidade de confiar o centro da vida, das famílias e de todas as vocações a Ele que tem um Coração tão terno e que não cansa de nos convidar a segui-lo.
“Estamos em um ano que se tem debatido muito sobre a catequese e o sínodo, e nós sentimos a necessidade de convidar os cristãos a refletir mais sobre essas temáticas que são tão importantes. Outro ponto foi a nossa intenção de reavivar o movimento, convidando também os jovens a participarem e se tornarem devotos do manso e humilde Coração de Jesus”, destacou.
Segundo o diretor presidente, a Festa também foi pensada como um gesto concreto de doação, onde os fiéis serão convidados a doarem alimentos durante o ofertório nas celebrações. “Pensamos em fazer um ofertório diferente, de uma forma mais caritativa, vamos propor a doação de alimentos, que tem tudo a ver com as temáticas que vêm sendo trabalhados na Igreja este ano”, pontuou. Ao final, os alimentos que forem arrecadados serão enviados para alguma instituição de caridade de Teresina.
Além dos temas centrais, cada dia terá um tema específico onde as homilias serão centradas na reflexão dessas temáticas escolhidas. Após as celebrações, também haverá a parte social com a venda de comidas típicas, visando angariação de recursos para custear a Festa e as futuras ações evangelizadoras do movimento.
Confira abaixo a programação completa.