A Comissão Bíblica Arquidiocesana realizou na noite do dia 27 de junho uma formação voltada para os Assessores de Animação Bíblica, como forma de preparação para a 10ª Semana Bíblica Arquidiocesana. Com o tema “Vestir-se da nova humanidade” (Efésios 4,24), o evento reuniu padres, diáconos, seminaristas, leigos e religiosos que se interessam pelo estudo da Bíblia.
Após o evento, é esperado que os assessores realizem formações nas 11 foranias da Arquidiocese de Teresina, compartilhando o conhecimento bíblico adquirido com o auxílio do subsídio da CNBB. Irmã Rita Paixão, coordenadora da Comissão Bíblica Arquidiocesana, explica que a formação foi um pedido de Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, para que a Palavra de Deus atinja todas as expressões religiosas, incluindo pastorais, famílias e grupos.
“É através da formação e da oração que o cristão se compromete e assume aquilo que o batismo nos convida, para que possamos vivenciar uma experiência através da Palavra de Deus, que alimenta, cuida e nos acompanha, pois sem Jesus não somos nada”, pontuou.
O evento foi organizado e ministrado pela Irmã Rita e pelo Padre Fabrício Damasceno, que também integra a Comissão Bíblica. Durante a formação foram explorados os contextos atuais que se vivem no Brasil e no mundo. De acordo com o sacerdote, o tema escolhido remete a uma necessidade de todo cristão, sugerindo uma abordagem em torno do Velho e Novo Testamento.
“A temática é sempre muito boa, principalmente, em uma época que as vezes os embates e as discordâncias são muito grandes, vindo desde o uso das redes sociais até aquilo que a gente vive em nosso dia a dia, o que muitas vezes não permite que vivamos de fato em unidade. Esse encontro vem para nos convidar a viver essa unidade e nos revestirmos de Cristo que é a temática central da Carta que iremos abordar”, destacou padre Fabrício.
Walaf Conrado, seminarista que está cursando o quarto ano de Teologia, relata que foi motivado a participar do momento formativo pensando em seu futuro quando for ordenado sacerdote. Ele ainda destacou que a formação é um estímulo para levar a Comissão Bíblica até as paróquias, motivando as pessoas que necessitam da Palavra de Deus.
“É uma forma de estimular, tanto os seminaristas quanto as paróquias, a participarem e se interessarem em ter em sua paróquia ou diocese uma Comissão Bíblica que possa fortalecer ainda mais o estudo da Bíblia em comunidade, contribuindo para o enriquecimento espiritual”, finalizou.
Os assessores formados sairão nos dias 05 e 06 de junho levando a Palavra de Deus as mais diversas foranias da Arquidiocese de Teresina.