A Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Teresina foi celebrada com uma vasta programação no dia 08 de junho na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. No turno da tarde, por volta das 14h30, apresentações culturais da cidade de Teresina acolheram toda a comunidade de fé que chegava na Praça Saraiva, antes da realização da Santa Missa.
Os fiéis, enquanto aguardavam o início da celebração, falaram da expectativa em participar festa do Corpo e Sangue de Cristo. Mirla Marques, missionária católica da comunidade Shalom, compartilhou sua primeira experiência na Igreja Particular de Teresina. Ela externa que observou uma devoção muito forte por parte dos fiéis. “É uma experiência que fundamenta a vida cristã. “Eu vim de Alagoas que também tem uma devoção muito forte, onde celebrávamos muito com o coração e com o desejo de viver. Perceber que aqui em Teresina é bastante parecido me aproxima de casa e me desperta sentimentos muito bons”, finaliza.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Teresina e ainda contou com uma numerosa presença do clero arquidiocesano. De acordo com Dom Juarez Marques, é dever do cristão vivenciar este dia já que a Eucaristia é o mistério da paixão e morte de Jesus Cristo, representando a essência do ser cristão. “A Eucaristia é exatamente isso e também representa o banquete, nascendo do mistério pascal de Cristo. Antes de sua morte, Jesus celebrou e instituiu a última ceia, e desde esse momento a Eucaristia é e sempre será celebrada”, destaca.
O arcebispo explica que a celebração tem início ainda no domingo, que é o dia instituído como “Dia do Senhor”, mas a celebração e procissão da quinta-feira vem para enfatizar ainda mais a celebração e a vivência da Eucaristia na vida em sociedade. “A Eucaristia celebrada neste dia 08 é a mesma de domingo, só que ao invés de nos concentrarmos apenas na Igreja, manifestamos nosso amor a Ele pelas ruas da cidade, para que o Cristo Eucarístico saia abençoando a tudo e a todos”, pontua.
Após a Missa Solene, a procissão saiu da Catedral percorrendo algumas ruas e avenidas do Centro de Teresina, por onde os tapetes foram expostos. A procissão finalizou no adro da Igreja São Benedito, onde os fiéis puderam adorar ao Senhor no Santíssimo Sacramento do Altar.
Núbia Rosa afirmou que é um momento glorioso na vida do cristão e que a preparação acontece ao longo de toda semana, onde o cristão tem um contato profundo com Deus a partir da adoração ao Santíssimo Sacramento. “É importante que trabalhemos nessa missão nos entregando profundamente a Deus, não só na celebração, mas também confeccionando os tapetes por onde Ele vai passar”, pontua.
Tapetes para Jesus Eucarístico passar
Com a expectativa pela passagem de Jesus Eucarístico, durante a madrugada que antecedeu a festa até as primeiras horas da manhã de quinta-feira, um exército de fiéis também esteve nas ruas da cidade preparando os tradicionais tapetes de Corpus Christi que estiveram presentes durante todo o percurso da procissão.
A confecção dos tapetes é uma tradição antiga, como externa Ilusca Bonfim, que faz parte da Paróquia das Dores. “Essa tradição é muito importante para unir à comunidade e também para homenagear a Eucaristia que é o sentido dessa festa. É muito bom poder ver as pessoas participando e trabalhando juntos, já que estamos unidos por um único propósito”, disse a arquiteta.
O pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores, padre Klebert Viana, externa que a confecção dos tapetes buscou envolver todas as paróquias que contemplam a cidade de Teresina. Segundo ele, a receptividade dos fiéis foi ainda melhor do que o esperado, onde todos contribuíram na ornamentação das ruas que retratavam temas ligados à Iniciação à Vida Cristã (IVC).
Tríduo Eucarístico
O Tríduo Eucarístico de preparação para a Solenidade de Corpus Christi foi vivenciado nas diversas Foranias da Arquidiocese de Teresina. A programação na Catedral de Teresina a na noite da quarta-feira, dia 07, contou com a exposição do Santíssimo Sacramento. A ocasião foi conduzida pelo padre Antônio Cruzem um momento de profunda fé e oração.
Segundo o sacerdote, a Eucaristia representa o sacramento da unidade e fazer a vigília e adoração antecedendo a festa demonstra o nosso amor e amizade com o Senhor. “Devemos passar a noite orando e participando da confecção dos tapetes, para que no dia seguinte Cristo possa passar por cima deste lindo trabalhando derramando bênçãos sobre todos”, afirma.