O arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, comemora 25 anos de ordenação episcopal nesta quarta-feira, 24 de maio. Em razão deste marco, será celebrada uma Solene Eucarística às 19h na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro da cidade. Na ocasião também será feita a inauguração do carrilhão da Catedral e o lançamento do livro: “A Catedral de Teresina na Procissão do Tempo”.
No dia 24 de maio de 1998 Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi ordenado bispo na cidade de Crateús, no estado do Ceará. Com uma longa trajetória episcopal, o arcebispo emérito celebra seu Jubileu de Prata com muita alegria, conforme externa. “É um momento inesquecível, pois ser bispo é ser sucessor dos apóstolos continuando a missão de reger a Igreja de Jesus e ser aquele que tem o ministério da Palavra”, destaca.
Durante 14 anos Dom Jacinto esteve à frente da Diocese de Crateús, até ser designado arcebispo da Igreja Particular de Teresina em 2012, onde esteve como bispo titular por quase 11 anos. Em fevereiro deste ano, após ter seu pedido de renúncia atendido pelo Papa Francisco, Dom Jacinto tornou-se arcebispo emérito de Teresina, ao alcançar a idade máxima de 75 anos.
Segundo ele, as suas funções não cessaram por ter deixado a administração da Arquidiocese, já que continuará a serviço da Igreja e do Povo de Deus. “Eu apenas deixei a função de administrador, mas todo o resto permanece já que o sacerdócio é para sempre. Sem dúvidas, neste fim de episcopado foi quando encontrei uma Igreja muito viva e participativa, com um laicato ativo e um clero dedicado à sua missão”, disse.
Dom Jacinto finaliza reforçando o convite para toda a comunidade de fé, amigos e familiares que ajudaram e fizeram parte do seu ministério episcopal, a fim de celebrar esta data tão importante juntamente com ele. “O reavivar da chama que me foi dada pela imposição das mãos dos meus irmãos bispos há 25 anos atrás está viva e eu quero que ela se mantenha acesa até o último suspiro, para servir a Igreja de Deus realizando meu lema: Senhor por tua palavra lançarei as redes”, afirmou.
Passagem do báculo para Dom Juarez Marques, durante posse canônica no dia 25 de fevereiro de 2023