Com o objetivo de ajudar crianças em situação de vulnerabilidade, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi criada pelo bispo francês Dom Carlos no dia 19 de maio de 1843. Este ano, o projeto completa 180 anos, e como forma de celebrar esta data, a IAM de Teresina tem executado diversas atividades de evangelização.
Segundo Madalena Marques, coordenadora da IAM na Arquidiocese de Teresina, as atividades estão seguindo o cronograma nacional, onde ainda no mês de abril às crianças participaram de uma semana intensa de orações. Nos próximos dias, entre 17 e 19 de maio, o grupo se reunirá no Tríduo em preparação para a comemoração dos 180 anos do movimento.
De acordo com a coordenadora, o Tríduo está acontecendo de forma online, pelo Youtube ou Instagram, dentro dos grupos de oração de cada paróquia, ou nas famílias onde as crianças convidam seus familiares a realizar os três dias de oração. “A intenção ao praticar essas atividades em comemoração ao aniversário da IAM é que as crianças do movimento se mantenham em sintonia com todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina”, explica Madalena.
Em seguida, no dia 21 de maio acontecerá a Jornada Mundial da IAM a nível paroquial, a fim de contemplar todas as atividades planejadas. Após o fim da jornada, a coordenadora externa que seguirão em peregrinação até o mês de setembro, onde cada paróquia realizará as suas orações.
O encerramento está previsto para o dia 30 de setembro, em Aparecida do Norte, com um “Encontrão” de todas as IAMs do Brasil.