Para comemorar o seu 15º aniversário de Ordenação Episcopal, Dom Juarez Marques celebrou a Santa Missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, na noite da última quarta-feira (17). O momento teve início às 17h e reuniu integrantes do clero arquidiocesano, familiares e amigos do arcebispo, que juntos renderam graças pelos seus 15 anos de episcopado.
Empossado como novo arcebispo metropolitano em fevereiro, este é o primeiro aniversário de ordenação episcopal de Dom Juarez à frente desta Igreja Particular. Para ele, o momento foi de agradecimento a Deus, já que assumir a missão a qual foi chamado é uma graça e se realiza como uma resposta à missão.
“A sensação é de agradecimento por ter assumido com tanto amor a missão a qual fui chamado. A vocação é uma resposta e uma construção, onde tive a oportunidade de estar em vários lugares como bispo, primeiro em Oeiras, depois em Parnaíba e agora aqui em Teresina, demonstrando que o discipulado nos impulsiona na missão onde quer que estejamos”, destaca o arcebispo.
Segundo o padre Fabrício Damasceno, vigário paroquial da Paróquia Santíssimo Sacramento e professor do ICESPI, celebrar datas como esta, significam a certeza da fé daqueles que o próprio arcebispo conduz. “Nós do presbitério de Teresina, acolhemos com muita alegria o episcopado de Dom Juarez como um dom de Deus. De uma forma bonita, nossa proximidade sempre foi de muita amizade e respeito, então nada mais justo do que prestigiar seus 15 anos de episcopado orando e rendendo graças a Deus por sua vida”, disse o sacerdote.
A teóloga Gervis Reverdosa, amiga próxima de Dom Juarez, relata que sua amizade com o arcebispo é de longas datas, desde quando ele ainda era padre no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. Ela e sua família acompanharam toda a caminhada sacerdotal e episcopal do arcebispo, sempre orando para que ele bem conduzisse seu pastoreio. “Nós sempre o acompanhamos em sua caminhada, rezando por ele e o motivando a continuar sendo esse pastor tão amado e querido por onde passa”, pontua.
Gervis ainda externa que acredita que por seu dom missionário, Dom Juarez vai percorrer todas as foranias da Arquidiocese de Teresina agregando ainda mais ao povo teresinense. “Ele sempre teve o dom missionário. Sem dúvidas ele vai percorrer todas as foranias de nossa Arquidiocese, evangelizando e levando a palavra de Deus a todos aqueles que precisam”, finalizou.