Entre os dias 01 e 03 de maio, o Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres comemora a Festa da Invenção da Santa Cruz. A festividade faz memória ao momento em que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, mandou que encontrassem a Cruz do Salvador em Jerusalém.
A devoção e o exercício da invenção da Santa Cruz é uma das grandes romarias de Santa Cruz dos Milagres. A data festiva já é tradicional no calendário de celebrações do Santuário Arquidiocesano reunindo jovens, adultos e idosos, que são tocados pelo significado da cruz, representando um sinal de esperança, alegria e, sobretudo, da vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
No dia 01 de maio a programação terá início às 07h com a celebração da Santa Missa. Ao longo do dia também haverá celebrações nos horários de 09h, 11h e 19h. Já no dia 02, as celebrações permanecem ao longo do dia, mas às 19h os fiéis se reúnem no Santuário para a recitação das 100 Ave-Marias.
Como encerramento no dia 03 de maio, os romeiros se reúnem às 5h30 para os Exercícios Espirituais da Invenção da Santa Cruz, seguida da celebração da Santa Missa. Às 10h terá outra Celebração Eucarística e 15h a Missa de envio dos romeiros.
No Santuário de Santa Cruz dos Milagres, diante da Cruz, acontecem três grandes romarias: a Festa da Invenção da Santa Cruz nos dias 01, 02 e 03 de maio, o Festejo da Santa Cruz de 05 a 14 de setembro e o Encontro dos Santos no segundo domingo do mês de novembro.