Na tarde deste domingo (09), aconteceu a grande Festa de Páscoa da Arquidiocese de Teresina na 8ª edição do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’. A programação iniciou no adro da Igreja São Benedito, a partir das 16h, e os fiéis foram recepcionados pelo Ministério de Música e Arte da Renovação Carismática Católica (RCC-Teresina). Em seguida, o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, conduziu a benção das velas e o envio da procissão.
Ao som do hino “Cristo ressuscitou, aleluia” e de um animado repertório católico, a procissão seguiu pela Avenida Frei Serafim em direção ao Parque Potycabana, localizado na Avenida Raul Lopes. Durante o percurso, Dom Juarez parou em frente ao hospital Getúlio Vargas (HGV), fazendo memória a superação da pandemia da COVID-19. Na ocasião, o arcebispo agradeceu o empenho dos profissionais que se dedicaram muito em um dos momentos mais críticos da saúde no mundo inteiro. Ao final, membros da comunidade Shalom realizaram uma apresentação reforçando a Vitória da Vida.
O evento já faz parte do calendário católico teresinense no Domingo de Páscoa celebrando a vitória de Cristo sobre a morte. Dom Juarez, externa que estava com grande expectativa para celebrar o dia que representa o ápice da fé cristã. “É neste dia em que a vida vence a morte e vence toda a dor, por isso celebramos a ressurreição do Senhor. A mensagem deste dia é para nos alegrar e anunciar que Jesus está vivo entre nós, manifestando publicamente a nossa fé no Cristo ressuscitado”, destaca.
Segundo Marineide Bezerra, coordenadora do evento, o momento vem para reavivar a fé católica – para que após a celebração – os fiéis retornem às suas comunidades motivados para viver melhor a missão e o compromisso com Jesus. Para ela é uma grande emoção poder voltar às ruas com a grande procissão, já que durante três anos o evento não pôde acontecer em seu formato tradicional devido a pandemia da Covid-19.
“Esse foi o percurso mais longo de todos os anos, mas as pessoas estavam ansiosas por isso. A procissão aconteceu como foi pensada e toda a nossa equipe está muito feliz e glorificada em Deus por termos conseguido voltar às ruas, realizando esse evento festivo proclamando o Cristo ressuscitado”, disse a coordenadora.
Marcando presença pela sétima vez da procissão, o jovem Leal Neto comenta que participar do momento representa para ele uma grande graça, já que a juventude teresinense tem necessitado vivenciar melhor a fé. “A nossa juventude precisa de momentos como esse, principalmente, por tudo que tem acontecido na nossa sociedade, com as questões de drogas e da fome que tem assolado grande parte da população”, relata.
Estudando para o seminário, Leal Neto externa que a vivência do Teresina Ressuscita com Cristo ajuda a entender melhor a sua missão e a sua vocação. “O espírito bate muito mais forte quando estamos juntos nessa caminhada, para que eu e outras pessoas possamos entender a nossa vocação na Terra”, pontua.
Missa Solene
Após a procissão luminosa, o arcebispo de Teresina presidiu a Missa Solene de Páscoa, que aconteceu no parque Potycabana. Durante a proclamação do Glória, a representação da imagem do Cristo Ressuscitado surgia próximo ao palco do evento em momento de grande louvor.
Ao final da celebração, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, pertencente à Forania Leste, foi anunciada como paróquia madrinha da 8ª edição do evento no ano de 2024. O pároco Frei Fábio Martins externou que está cheio de alegria e esperança com a notícia. “Quando recebemos o convite ficamos muito felizes em colaborar com este evento. Para nós é sempre um dom servir, principalmente, para propagar que o nosso Senhor Jesus ressuscitou”, finalizou.