Centenas de fiéis participaram da Mãe de todas as Vigílias na noite deste Sábado Santo (08) na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores. A celebração que marca o anúncio da Ressurreição de Cristo foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques. A Vigília Pascal é formada por quatro momentos principais: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia do Batismo e Liturgia da Eucaristia.
No início da celebração, na porta principal da Catedral de Teresina, o Círio Pascal foi aceso representando a luz de Cristo. Logo após procissão de entrada do Círio Pascal, iluminando toda a igreja, foi realizada a proclamação da Páscoa e os fiéis presentes louvaram a Deus pela Vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
Como parte da Liturgia própria da Vigília Pascal, nessa noite foram proclamadas as leituras narrando toda a história da salvação até a ressurreição de Jesus. Após cada leitura proclamada, entoou-se o Salmo Responsorial e logo depois foi cantado o Hino do Glória, omitido durante todo o período quaresmal.
Em sua homilia, Dom Juarez ressaltou a relevância da Ressurreição de Cristo para a fé cristã, destacando principalmente a dimensão missionária que todo cristão batizado é convidado a seguir. “A mensagem de hoje é confirmada pelo próprio Cristo, que mais adiante aparece às mulheres, ‘Alegrai-vos, não tenhais medo, ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para Galileia, lá eles vão anunciar que o Senhor Ressuscitou’. Retomar a Galileia é conversão missionária, é retomar a mesma missão de Cristo, esta missão é para todos os batizados”, afirmou o arcebispo.
Na ocasião, oito catecúmenos receberam os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia, durante a Liturgia Batismal. Jovens e adultos que se prepararam durante um ano para iniciar a vida cristã. Gabriel Mendes, que recebeu os três sacramentos, destaca que participar desse momento foi uma decisão consciente e por vontade própria.
“É um momento único. Quando eu decidi que queria receber os sacramentos, foi porque eu queria iniciar a minha vida cristã, minha união com Deus. Então falei com minha família e viemos buscar a formação”, pontua.
‘Teresina Ressuscita com Cristo’
E para este Domingo de Páscoa, toda Igreja é convidada a se fazer presente na tradicional procissão luminosa do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’. O evento retorna às ruas da capital no seu formato de origem. O roteiro esse ano tem como ponto de partida o Adro da Igreja São Benedito, onde será realizada a benção das velas às 16h, seguida da procissão até o Parque Potycabana. Ao final do percurso, Dom Juarez Marques presidirá a Solene Missa de Páscoa.