Com a proposta de concretizar o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e Animação Vocacional, foi realizado no último sábado (25) o VI Seminário de Iniciação à Vida Cristã no Auditório Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim. O evento teve início às 14h30 e contou com a assessoria do Coordenador Regional de Catequese, padre Wagner Carvalho, com o objetivo de preparar os catequistas para o IV Nordestão de Catequese que acontece em julho.
Realizado anualmente, o evento é destinado a todos os cristãos que estão envolvidos ou pretendem se envolver na dinâmica da Catequese de Orientação Catecumenal. A temática abordada na ocasião buscou provocar um questionamento sobre a vocação e o ministério do catequista. Este ano, diferente dos anteriores, o Seminário será dividido em quatro momentos.
De acordo com Edmilson Alves, coordenador arquidiocesano de Catequese, a decisão de fazer quatro seminários partiu da própria Arquidiocese, visando contemplar o que será refletido no IV Nordestão de Catequese. “O Nordestão acontece em julho e não teremos condições de acolher todos os catequistas, então estes seminários surgem como uma oportunidade para que eles experimentem aquilo que vai ser vivenciado, sobretudo nas temáticas das oficinas que lá serão abordadas”, destacou.
Segundo Edmilson, o evento é importante para ajudar na compreensão do que de fato é a Iniciação à Vida Cristã para a Igreja. “Nós enquanto discípulos precisamos estar conectados com o Mestre ouvindo o que Ele nos apresenta para de fato fazer o percurso da Iniciação à Vida Cristã”, pontuou o coordenador.
O coordenador da IVC do Regional Nordeste IV, padre Wagner Carvalho, explica que este ano foram trabalhadas várias temáticas que pudessem auxiliar na compreensão da Iniciação à Vida Cristã. Segundo ele, entender os critérios e as etapas formativas vai ajudar a entender a recepção do ministério como uma graça concedida por Deus através da Igreja.
“Nós temos dois caminhos específicos para que sejam trabalhados. Um com aqueles catequistas que já são atuantes, propondo um encontro formativo mais curto, e outro com os novos catequistas para que sejam introduzidos e possam caminhar com os veteranos, assim aderindo a proposta da Igreja que é o ministério instituído laical do catequista”, explicou o sacerdote.
Analice Carvalho, catequista da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e San Juan Diego (Forania Leste), externa que após a formação pretende levar um plano de ação que englobe toda a paróquia, não só dentro da catequese, mas em todas as pastorais e setores, já que a Iniciação à Vida Cristã é um processo que toda a Igreja deve aderir.
“Eu pretendo levar tudo que eu aprendi aqui e aplicar com os demais catequistas para que seja de fato colocado em ação, para que todos aprendam e sigam o itinerário catequético proposto por nosso Papa Francisco, para que caminhemos junto a Igreja”, finalizou.