Na manhã desta terça-feira (28), Dom Juarez Sousa, novo arcebispo de Teresina, esteve no Auditório Paulo VI, para conhecer os colaboradores e os serviços ofertados pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Na ocasião, os colaboradores apresentaram os serviços e a atuação deles dentro da sociedade, cumprindo a missão da instituição em atender a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fundada em 1956 por Dom Avelar Brandão Vilela, a ASA é uma das entidades piauienses mais bem sucedidas na assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. Carla Simone, secretaria executiva da ASA, explica que o lema episcopal de Dom Juarez “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10) é aquilo que é defendido em todas as instâncias pela ASA com os serviços que são executados.
“Nosso novo arcebispo vem para somar, e esperamos dele a sua bondade, o carisma e toda a história de movimento social e apoio que ele traz, mantendo sempre a essência da caridade, não perdendo nossa visão política de que essa realidade precisa ser mudada”, explica a secretária.
Atuando nos mais diversos setores, a ASA está presente onde há a necessidade da defesa da vida, ajudando crianças, jovens, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Dom Juarez em seu discurso, relata que chega a Teresina com a intenção de cultivar a semente que foi plantada por seus antecessores, buscando florescer a semente para que gere frutos.
“Nada muda a não ser que seja para melhor. Agora nessa nova fase vamos precisar da ajuda de todos para que a mudança aconteça”, afirma.
Para Marcos Júnior, coordenador do serviço “Levanta-te, vem para o meio”, Dom Juarez pode ser novo como o arcebispo de Teresina, mas é uma figura muito conhecida que traz consigo as origens piauienses. De acordo com o coordenador, a esperança é que o arcebispo trabalhe para fortalecer ainda mais as ações de todos os serviços desenvolvidos pela ASA.
“É com muita alegria e esperança que nós acolhemos Dom Juarez nesse momento, onde como ele mesmo disse, que veio para cultivar aquilo que os antecessores já haviam iniciado. Nós desejamos que mais pessoas em situação de vulnerabilidade possam ser beneficiadas pelos serviços oferecidos e que o Espírito Santo o ilumine e inspire em seu serviço pastoral à frente da Arquidiocese de Teresina”, pontua.
Na oportunidade, o arcebispo também agradeceu novamente pelo carinho e acolhida que vem recebendo desde sua chegada a Teresina. “Chego aqui empossado como novo bispo, pertencendo a Igreja, permitindo que vocês se apossem de mim para que caminhemos juntos dando continuidade a esse belíssimo trabalho”, finaliza o arcebispo.