A Santa Missa de Posse acontecerá logo mais às 16h na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Na manhã deste sábado (25), fiéis realizaram uma carreata para acolher o novo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva. Nomeado no dia 04 de janeiro de 2023 pelo Papa Francisco, Dom Juarez será o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina.
Iniciando às 09h na BR-343, sentido Altos-Teresina, a carreata contou com a presença de membros dos mais diversos segmentos eclesiais da Arquidiocese de Teresina que vieram dar as boas-vindas ao seu novo pastor. Dom Juarez estava acompanhado da sua mãe, dona Maria José Sousa, do bispo emérito, Dom Jacinto Brito, e do vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista. Com o total de 72 Paróquias, 10 Áreas Pastorais, 14 Diaconias Territoriais, 2 Diaconiais Setoriais, 9 Capelas e 2 Capelaniais, o novo arcebispo afirma que chega a Arquidiocese de Teresina com o coração aberto para servir ao Povo de Deus e dar continuidade a missão que já vem sendo realizada.
“Chego de coração aberto para exercer minha nova missão. Peço a todo o Povo de Deus que ore por mim, para que juntos caminhemos na Igreja Santa de Deus a serviço da vida e da plenitude no Reino de Deus”, pontua.
Com o lema “Para que tenham vida” (Jo 10, 10), Dom Juarez externa o desejo de comunhão e construção da unidade com os demais bispos do estado. “Aos demais bispos das oito dioceses do Piauí, ao clero arquidiocesano, religiosos, seminaristas e leigos, desejo que trabalhemos com fé, esperança e amor para que o Reino de Deus aqui se realize, trazendo uma proposta de evangelização que corresponda aos desafios de hoje”, finaliza o arcebispo.
O vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, um dos coordenadores da programação de posse canônica, afirmou que o momento é muito importante e significativo, representando um sopro de esperança. “É uma grande alegria para todos nós, principalmente porque ele é piauiense e temos a certeza de que ele vem para servir ao Povo de Deus”, destaca.
Vitor Lopes, coordenador Terço dos Homens, movimento que esteve na organização da carreata, relata sua expectativa em participar deste momento. “Nós recebemos o convite do padre Tony e convocamos os nossos homens para esse primeiro momento de acolhida. É importante que acolhamos com carinho, amor e com esperança de renovação, já que a Igreja está passando por um período sinodal, para que possamos caminhar todos juntos”, explica Vitor.
A carreata seguiu até a Residência Episcopal, localizada na Avenida Frei Serafim, onde Dom Juarez foi recepcionado por Dom Jacinto Brito, que acolheu o novo pastor da Igreja Particular de Teresina. O programação de posse canônica segue neste sábado (25) com a Santa Missa, às 16h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores. Toda comunidade de fé da região é convidada a participar e render graças pelo pastoreio de Dom Juarez Sousa.