A Igreja Católica celebra no dia 25 de dezembro o nascimento do Menino Jesus, remetendo os cristãos ao espírito de paz, solidariedade e alegria. É durante o Natal, que há a renovação da vinda de Cristo e um novo clima paira no ar. As ruas, casas e lojas se iluminam e encantam trazendo um colorido especial, convidando a comunidade à grande celebração.
Envolvidos por várias mudanças de comportamento e das vivências próprias do fim de ano, a comunidade vive um tempo diferente. Segundo o Padre Isaias Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, existe uma grande diferença entre a vivência do Natal na Igreja e do Natal comercial.
De acordo com o sacerdote, muitas vezes a comunidade esquece o verdadeiro significado da celebração, dando mais importância aos presentes, do que com o nascimento do Menino Jesus. “As propagandas natalinas têm começado cada vez mais cedo, muitas vezes fazendo com que as pessoas também se antecipem nas compras de Natal e decoração de suas casas antes do tempo”, destaca o sacerdote.
O padre externa que a melhor maneira de se preparar para a vivência deste período é ter a esperança como centro da vida. “É nesta época que precisamos ter a esperança como foco de nossa vida, além da necessidade de preparar o nosso coração através da conversão e da mudança. Não podemos deixar só os apelos comerciais tomarem conta e esquecermos o verdadeiro significado do Natal. Jesus nasce e com Ele nós também renascemos”, explica.
A melhor forma de comemorar o nascimento de Cristo é em família, sempre que possível, já que o Natal também é um período de confraternização. “É sempre importante que as famílias busquem se reunir, fazendo uma ceia nem que seja simples, para que todos se reúnam ao redor da mesa e agradeçam a Deus pelos aprendizados e pela saúde, além de pedir que o Menino que vai nascer, abençoe o ano que vai se iniciar”, finaliza.
A melhor forma de resgatar o sentido do Natal é repassar para as futuras gerações, o que de fato representa esta época e a melhor forma de vivenciá-la, fazendo ecoar no coração de cada um o verdadeiro sentido do Natal.