Neste mês de dezembro, época que antecede o Natal, o Papa Francisco apoia a bonita tradição das famílias prepararem o Presépio, que é muito amada pelo povo cristão, remetendo ao nascimento do Menino Jesus.
Há alguns anos, ao visitar o Santuário Francisco de Greccio, o Santo Padre assinou a Carta Apostólica Admirabile signum, ressaltando que o presépio é um sinal simples e admirável, em que a piedade popular acolheu e transmitiu de geração em geração, manifestando o grande mistério da fé. É através do presépio que é anunciada a natividade de Jesus, como um Evangelho vivo que transvaza as páginas da Sagrada Escritura.
De acordo com o padre Jozifran Campos, pároco da Paróquia São Joaquim, somente após 1.200 anos do nascimento de Jesus, que surgiu a primeira idealização do presépio. “São Francisco de Assis sentiu a necessidade de experienciar o nascimento do Salvador, onde até então tinha sido ordenado diácono permanente, e convidou a comunidade para que pudessem ter uma nova experiência do Natal do Senhor”, explica o sacerdote.
A partir desse momento, São Francisco com a ajuda de aldeões, sugeriu que fosse feito uma experiência viva do presépio, montando personagens que representassem as figuras da Virgem Maria, de José, do Anjo Gabriel e da criança que era o Salvador. As festividades Natalinas convidam os cristãos a vivenciar a experiência de que um Deus grande se fez pequeno para estar próximo de nós, como externa o pároco.
“Em todos os presépios, Jesus representa a delicadeza de uma criança, assim como na vida quando uma mulher espera ansiosamente pelo seu filho, cria-se um clima de aconchego, se preparando para receber aquela criança. Para nós cristãos preparar o presépio é exatamente isso, não só criando um aconchego, mas também nos ajudando a perceber a grandiosidade de Deus”, completa.
Vivenciar o Natal convida todos os cristãos a comemorar o nascimento de Jesus com muita alegria e oração, além de significar um tempo de renovação para o novo ano que irá se iniciar. A Igreja convida a todos a experienciar esta época tão importante, montando seus presépios, seja em casa, nas escolas ou nos hospitais, para que todos se lembrem Daquele que veio ao mundo para nos salvar.