Na manhã desta sexta-feira (25) aconteceu a XXII Gincana Literária promovida pelo Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, serviço ofertado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Com o objetivo de levar conhecimento as crianças e adolescentes assistidos pelo projeto, a Gincana trouxe este ano o tema “Educação é poder”, apresentando autores da literatura brasileira, além de muita música, dança e encenações teatrais, confeccionados pelos jovens da instituição.
Durante a ocasião foram trabalhados três autores diferentes, cada um como representante de uma das equipes envolvidas na gincana. Segundo Valdenira Silva, coordenadora do Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, a Gincana Literária foi pensada como uma resposta as situações ocasionadas pela pandemia do coronavírus.
“O centro da gincana é a educação. Nossa equipe entendeu que o processo pandêmico trouxe muitos prejuízos para a sociedade, causando um déficit no processo de aprendizagem. Partindo desse ponto, nós propomos uma reflexão para as crianças e os adolescentes e uma proposta sobre o poder transformador da educação através da literatura brasileira”, destacou a coordenadora.
De acordo com Conceição Borges, assistente social do Centro Novos Meninos e Meninas, o processo de desenvolvimento da gincana consistiu primeiro na escolha dos autores, juntamente com os jovens assistidos pelo projeto, e depois ensaios para as apresentações. “Esse ano foi diferente, já que escolhemos três autores ao invés de um. Todos os dias eram trabalhadas as temáticas abordadas na gincana até o dia de sua culminância, já que o nosso objetivo é que eles sejam protagonistas da própria história”, explicou Conceição.
Para Pedro Emanuel, um dos assistidos pelo projeto, que participou ativamente da gincana, ressaltou que o momento foi de grande importância, já que possibilitou o aprendizado através da leitura. Segundo Pedro, foi através da gincana que ele pôde conhecer autores da literatura brasileira, tais como Ana Maria Machado e Ariano Suassuna. “O projeto possibilitou a mim e as outras crianças conhecerem e aprenderem mais sobre esses autores tão importantes da nossa literatura”, finalizou.
O evento teve início às 08h da manhã no Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, localizado no centro de Teresina. As apresentações devem durar ao longo de todo o dia, até que a equipe vencedora seja anunciada.