A partir do tema e do lema do 3º Ano Vocacional no Brasil “Vocação: Graça e Missão”, este ano, cada encontro da Novena de Natal introduz uma catequese sobre a história de amor e salvação que Deus realiza na família de Nazaré e na família humana.
Para os católicos, a prática das novenas de Natal é embasada no Ato dos Apóstolos, onde os discípulos se reuniam para receber o Espírito Santo, que é a grande promessa de Jesus, e passaram nove dias rezando. Além disso, também é costume dos cristãos celebrar os Santos Padroeiros de cada comunidade através das novenas.
É a partir da leitura e da oração comunitária, que a novena aborda o chamado de Deus como Graça que impulsiona a Missão, colocando os cristãos a estarem abertos a escutar as histórias e partilhar as graças recebidas do Senhor. Segundo o padre Francisco Aquino, administrador paroquial da Área Pastoral Santa Clara, forania Norte I, a novena em família reúne grupos para celebrar o Natal, antecedendo o nascimento do Menino Jesus.
“A melhor forma de se preparar para o nascimento do Menino Deus é rezando, e dentro da novena nós temos essa oportunidade de rezar em família, seja a família de sangue ou com a comunidade”, destaca o sacerdote.
A Igreja compreende a catequese como uma experiência com Cristo e na Iniciação à Vida Cristã ela quer formar na família uma experiência. “É a partir das novenas que as famílias têm a experiência do encontro com Cristo. Neste período, nós temos uma sensibilidade muito grande, onde nos reunimos esperando uma transformação. A oração se faz presente não só na Igreja, mas também em casa, para que aconteça a paz, a união e a fraternidade”, externa padre Aquino.
Para aqueles que têm interesse de rezar as Novenas de Natal, a CNBB está disponibilizando cartilhas que estão à venda nas secretarias das paróquias ou no Centro de Pastoral Paulo VI, de 8h às 13h.