Com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja, na noite de ontem (20) foi celebrada a solenidade de Cristo, Rei do Universo. Para os cristãos, a celebração da festa de Cristo Rei é muito importante, já que promove uma cultura da paz e da solidariedade, colocando o Senhor como o centro da vida.
Além da Solenidade de Cristo Rei, a Arquidiocese de Teresina celebrou a abertura do Ano Regional da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e Animação Vocacional, nas diversas paróquias e comunidades. De acordo com Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, foi uma decisão de todas as dioceses do Piauí, integrar ambas as propostas temáticas da mesma realidade.
“Como iniciados nos caminhos de Cristo, nós percebemos que cada um toma seu caminho e assume seu lugar na Igreja, onde as diversas vocações convergem para a construção do reino, nenhuma sendo mais importante que a outra, mas possuindo as suas diferenças”, explica o arcebispo.
Com o encerramento do Ano Litúrgico, a Festa de Cristo Rei é um ponto de partida e de chegada, sendo oportuno lançar projetos missionários da Igreja. Segundo o padre Gilberto Freitas, a Festa vem para lembrar os cristãos que quando se exalta a Deus, vivenciando e fazendo a sua vontade, Cristo se torna Rei. “Devemos nos esforçar para celebrar a festa com o objetivo de praticar e vivenciar a nossa fé cristã, deixando prevalecer a Graça de Deus”, destaca o sacerdote.
Para Antônia Araújo, membro da equipe de liturgia da Paróquia Cristo Rei, o Cristo Rei é o Rei do Universo, sendo aquele a quem devemos recorrer em todos os momentos. “Eu atuo na Paróquia Cristo Rei desde cedo. Para mim, é ele que nos protege e quem está olhando por cada um de nós. Poder participar da festa hoje é um momento de reavivar a minha missão, me preparando para a conversão como cristã”, finalizou.