A Casa de Zabelê, serviço da Ação Social Arquidiocesana (ASA) que atua junto a crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos, está com matriculas abertas para os cursos profissionalizantes em Moda e Serigrafia. As inscrições podem ser feitas através do perfil da instituição no Instagram (Casa de Zabelê) ou diretamente em sua sede, na Avenida Pedro Freitas, bairro Vermelha, próximo à STRANS, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
De acordo com Francisco Moreira, coordenador técnico da Casa de Zabelê, os cursos de moda e serigrafia são desenvolvidos pelo núcleo de profissionalização do serviço, e contam com dois laboratórios equipados para oferecer atividades práticas de qualificação, além de um acompanhamento psicopedagógico para os educandos.
“Os cursos oferecem uma qualificação que vai muito além da teoria, e desenvolvem nos seus participantes as habilidades necessárias para atuar nessas áreas que estão em crescente expansão em Teresina. É sem dúvidas uma grande oportunidade, pois aqui eles terão a possibilidade de aprender todo o percurso envolvido na produção de peças de vestuário através das técnicas da moda e serigrafia”, destaca Francisco.
Com duração de um ano, os cursos têm como proposta pedagógica o binômio educação e profissionalização, que traz como pilares o estudo das raízes de formação do povo brasileiro, bem como o aprendizado das habilidades técnicas do profissional de moda e serigrafia. Para concorrer a uma vaga o adolescente precisa ter idade entre 16 e 22 anos, estar regularmente matriculado e cursando até o 2º ano do Ensino Médio.
No curso, ao concluir a formação teórica os alunos produzem um trabalho final, em que é proposto a elaboração de um produto comercial, com as referências das raízes estudadas na prática das habilidades de cada profissão durante o processo de ensino e aprendizagem do curso. Após a apresentação dos resultados, os principais figurinos são disponibilizados para a venda na loja da Casa, como forma de angariar recursos para a continuidade das ações desenvolvidas.
A CASA DE ZABELÊ
A Casa de Zabelê foi inaugurada em 1996, como uma resposta da Igreja Católica a proposta apresentada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente em atenção às crianças e adolescentes vítimas de violência em Teresina. Atualmente, a Casa é mantida com recursos provenientes da parceria entre a Ação Social Arquidiocesana e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social.