A Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro de Teresina, recebeu entre os dias 20 e 23 de outubro, a Visita Pastoral Missionária do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Durante quatro dias, ele esteve participando de reuniões com grupos, pastorais e movimentos, visitando famílias da comunidade e realizando celebrações com o intuito de fortalecer a ação evangelizadora da Igreja.
A programação teve início na quinta-feira (20), ao meio-dia, com a celebração da missa de abertura presidida por Dom Jacinto na Catedral Nossa Senhora das Dores. Após a celebração, o arcebispo esteve presente no Terço da Misericórdia, orando com os fiéis que estavam participando da ocasião na igreja.
Em sua última visita à frente da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto avaliou a oportunidade como um tempo de convivência e partilha, onde ele pôde estar mais perto da comunidade. “Foi um momento rico de experiências humana e pastoral. Peço a Deus que as sementes lançadas nessas visitas possam render frutos para o bem da Igreja”, completou.
De acordo com Glínia Marques, secretária paroquial da Catedral, receber a visita do arcebispo foi um momento de fortalecimento na missão. “Meu trabalho como secretária é missionário e poder receber essa visita sem dúvidas é muito importante, mostrando a unidade do arcebispo com a Igreja Mãe”, destacou.
Na tarde de sexta-feira (21), o arcebispo conduziu um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Silvia Maria, zeladora do Apostolado da Oração, marcou presença durante a ocasião em que todos rezaram pela união da Igreja e pela paz no mundo.
“Foi um momento de profunda oração com a presença de Dom Jacinto. Rezamos unidos sabendo que ali estava presente Jesus Sacramentado em seu corpo, sangue, alma e divindade presente na eucaristia, sempre nos esperando para que o adoremos”, explicou a zeladora. Já na noite de sexta aconteceram as celebrações simultâneas nas ruas e avenida vizinhas a Igreja Matriz das Dores: Rua Gabriel Ferreira, Rua Santa Luzia e Avenida José dos Santos e Silva.
Durante as manhãs, o arcebispo se dedicou a visita às famílias que integram a área territorial da paróquia. Regina Lúcia revelou que foi um momento feliz ter tido a honra de receber a visita, já que recentemente realizou uma cirurgia delicada e sua mãe está com a saúde fragilizada. “Essa visita veio para renovar e reforçar a nossa fé, alegria e paz. O sentimento é indescritível, é o coração palpitando de força, de fé e de coragem”, afirmou a aposentada.
Para o padre Klebert Viana, pároco da Catedral, a visita do arcebispo à paróquia representou um momento de confirmar a comunidade na fé. “Ele é o pastor responsável pela Igreja local e este momento foi muito importante e oportuno, nos revigorando para continuarmos na missão”, finalizou o pároco.
A Visita Pastoral se encerrou na tarde de ontem (23), onde também foi comemorado o Dia Mundial da Missão. Durante todo o dia a Catedral teve uma programação especial incluindo muita oração, café e almoço comunitário com os missionários, visitas e a Santa Missa de encerramento presidida por Dom Jacinto Brito.