Na noite de ontem (15), a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, encerrou o festejo da padroeira, com uma procissão saindo da Igreja Nossa Senhora do Amparo seguindo até a Catedral. A solenidade foi presidida pelo Vigário Geral, padre Tony Batista e contou a presença de integrantes do clero arquidiocesano, de todos os seminaristas da Arquidiocese de Teresina e da comunidade de fé.
O tema da festa este ano foi: “Maria, modelo de comunhão, participação e missão”. A solenidade teve início as 18h com as Vésperas Solene na Igreja do Amparo. Às 18h30 a procissão saiu rumo a Catedral que se encerrou com a Santa Missa que teve início às 19h. Durante a solenidade, alguns fiéis paroquianos prestaram homenagens em honra a Padroeira. Marcos Júnior, paroquiano da Catedral desde criança, contou que poder participar do encerramento da festa da padroeira, foi um momento de muita alegria.
“Só consigo falar coisas boas, pois meu coração está cheio de amor. Ser filho de Dores é inenarrável, eu cresci aqui dentro, e desde criança eu ficava na sacristia durante a missa. Poder participar dessa festa principalmente depois da pandemia é indescritível. Este ano, estou participando da acolhida mantendo o contato com as pessoas quando elas chegam, ajudando a se situarem durante toda a celebração”, destacou o professor.
A festa buscou ensinar os cristãos a se espelharem em Nossa Senhora, ensinando-os a superarem as dores e as dificuldades que são apresentados no decorrer da vida. Francilda e Marcos, casal que serviu pela primeira vez no festejo da Catedral, contaram que ser convidados para fazer parte da celebração foi muito gratificante. O casal participou este ano do Encontro de Casais com Cristo (ECC) na Pastoral, sendo o pontapé inicial para a vida na Igreja.
Marcos contou que a esposa o incentivou. “Depois que fomos convidados a fazer parte do ECC, fazemos o possível para participar também das outras solenidades. Me sinto muito recompensado, além disso, estou tendo outra visão de mundo, coisa que eu não tinha antes. Poder servir e fazer parte dessa equipe maravilhosa tem sido muito bom”, finalizou.
Em meio a dor e a paixão, Jesus entregou Nossa Senhora com a missão de ser mãe de todos os fiéis. A Virgem assume como suas as Dores do seu povo, se revestindo de uma especial importância para todos os cristãos.