Em fevereiro deste ano, a Arquidiocese de Teresina em parceria com o Instituto Católico de Estudos Superior do Piauí o (ICESPI), deu início a Escola Arquidiocesana de Liturgia Monsenhor Luís Soares de Melo, curso de pós-graduação e extensão acadêmica. Neste mês de agosto a escola completa sete meses de atuação, e tem como principal objetivo acolher ministros ordenados e leigos a se aprofundarem na liturgia da igreja enquanto ciência teológica.
Com término previsto para outubro de 2023 e carga horária de 300 horas aula, representando cerca de três semestres de preparação, as aulas são divididas em aulas teóricas e práticas, com o laboratório litúrgico, além de momentos reservados para as práticas durante toda a formação, vivenciando aquilo que estão ouvindo através dos formadores.
Segundo Teresinha de Jesus, coordenadora pedagógica da escola arquidiocesana de liturgia, a resposta dos alunos tem sido positiva ao longo desses sete meses de aprendizado, vindo de encontro a necessidade que cada um tinha.
“Quando nós iniciamos esse curso, foi exatamente pela necessidade e pelo pedido de formações que eles sempre faziam. Inicialmente, a gente pensou em fazer apenas um curso intensivo, mas que ao longo do tempo foi transformado em uma especialização”, explicou a coordenadora.
Para Iaraci Miranda, paroquiana da Paróquia Santíssima Trindade, o curso veio para aumentar o conhecimento, para que cada um dentro de suas paróquias possam viver intensamente a liturgia, já que através dela é possível estar em sintonia com o Cristo vivo. “O que eu aprendi aqui só veio somar ao meu conhecimento e a minha vivência como paroquiana, pessoa e comunidade. Desde o primeiro dia do início do curso, tudo que ouvimos dos padres, freiras e diáconos que estiveram aqui só melhorou o nosso dia a dia vivendo mais intensamente o nosso batismo”, pontuou.
Essa formação representa uma ação extremamente importante formando pessoas que participam dos mistérios da fé, como a vida eucarística, cumprindo e sendo fiel aquilo que a Igreja propõe, formando melhores capacitadores para as Paróquias.