A Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada no marco zero da capital, realizou ontem (16) a Santa Missa em honra à Nossa Senhora do Amparo e ao 170° aniversário de Teresina. Dom Jacinto Brito, arcebispo da capital, presidiu a solenidade que contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, além das demais autoridades municipais, estaduais e os devotos fiéis da padroeira da cidade.
Com o tema: ‘“Maria, a Estrela da evangelização”, a programação foi dividida em dois momentos principais, iniciando com um tríduo preparatório de 13 a 15 de agosto com celebrações, momentos culturais, venda de comidas típicas e outras atrações. O encerramento da festividade aconteceu no dia 16 de agosto, com a missa solene em comemoração aos 170 anos da capital piauiense.
Segundo Dom Jacinto Brito, a história de Teresina está muito ligada ao título mariano, onde a Igreja se destaca como o início. “Quando a população se deslocou para cá, para se livrar das enchentes que causavam grande prejuízo, veio com eles a imagem e a devoção a Nossa Senhora do Amparo, e por isso hoje ela é padroeira da nossa cidade”, explicou o arcebispo.
Para Joaquina Barbosa, devota fiel de Nossa Senhora do Amparo, celebrar a padroeira é muito importante para os católicos, já que ela é considerada a “mãe” de todos. “Ela é um ponto em que todos nós podemos recorrer, e isso é extremamente relevante para a nossa vida católica, para continuarmos evangelizando, principalmente as nossas famílias”, destacou a autônoma. Durante a celebração todos se uniram em oração pedindo a benção e proteção da padroeira a todos os teresinenses.