Na última quarta-feira (10), a Catedral Nossa Senhora das Dores celebrou uma missa em honra a São Lourenço, padroeiro dos diáconos. A celebração reuniu diáconos de toda a Arquidiocese de Teresina e seus familiares, sendo um importante momento de festa em honra ao padroeiro que é um exemplo de missão na Igreja e doação total a graça de Deus.
O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, onde um diácono ordenado tem a missão de pregar, batizar, abençoar casamentos e organizar a comunidade com a doutrina. Além disso, eles desempenham um trabalho de caridade com as pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças e encarcerados. Para Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, ter 72 homens casados a serviço da Igreja, é de tamanha alegria e admiração, pois eles são sinal do Cristo servidor no meio da Igreja, tirando do seu tempo para ajudar nessa missão.
Durante o ministério diaconal, os diáconos necessitam de muita oração para continuar na caminhada da fé, tornando a celebração da Santa Missa como um dos momentos mais marcantes durante essa jornada. Segundo o diácono Clóvis, Diretor da Escola Diaconal e advogado aposentado, essa celebração foi um feliz momento de confraternização, além de ser a festa do Santo padroeiro dos diáconos, onde eles puderam estar juntos, já que é algo difícil de acontecer devido os afazeres e missões do dia a dia.
“Essa é uma oportunidade da gente se congratular. Estamos todos reunidos aqui hoje, os diáconos, as esposas e os familiares com a comunidade para celebrar a nossa vocação. Celebramos a dupla sacramentalidade, na família e a vocação da ordem na Igreja”, explicou o diácono.
Para Maria Helena Braga, professora aposentada e membro da Diaconia São Lourenço, participar da festa do padroeiro dos diáconos é importante para que a comunidade o entenda como exemplo a ser seguido. “Ele tomou de conta da Igreja, cuidando do que ela tem de mais importante que são os pobres, as viúvas e os coxos”, destacou a aposentada. Segundo ela, todos devem ser mais como São Lourenço que foi um exemplo de fé na caminhada em Cristo, sendo mártir, perseguido e queimado vivo. Na ocasião, também foi apresentado o novo Vigário Episcopal para o diaconato permanente, padre Edvaldo Barbosa.
Breve história de São Lourenço
São Lourenço, também conhecido como padroeiro dos diáconos, foi um servo fiel de Deus. Ele viveu em meados do século III, época em que os cristãos eram fortemente perseguidos por conta de sua fé. Foi o responsável pela administração dos bens das Igreja dedicando-se a ajudar aqueles que viviam em situação de vulnerabilidade. Na manhã do dia 10 de agosto de 258, ele foi capturado e torturado, chegando a ser queimado vivo por liderar uma procissão de pobres, doentes e necessitados. Como viveu uma vida entregue a Deus e a serviço dos pobres, recebeu o título de Padroeiro dos Diáconos.