Anualmente, a Igreja celebra em agosto, um mês dedicado as vocações. A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica, trazendo uma temática principal a ser trabalhada, promovendo reflexão e interação vocacional nas comunidades. O tema deste ano é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”.
Durante este mês em especial, Deus chama os fiéis a seu serviço, convidando o povo a rezar pelas vocações, mandando bons pastores, sacerdotes e ministros, para orientar as comunidades a seguir na vida em Cristo. Padre Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, explica que todos já foram chamados para a vida em Cristo. “Todos nós fomos chamados um dia por Deus, mas precisamos fazer silêncio para ouvir e entender o chamado”, destacou.
Cada domingo será dedicado a celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se a vocação sacerdotal, porque faz referência ao dia 4 de agosto, em que é celebrado o dia de São João Maria Vianney, patrono dos padres, e no dia 10, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos. No segundo, é celebrado a vocação matrimonial, no terceiro domingo, recorda-se a vocação à vida consagrada, e no quarto e último domingo é comemorado o Dia do Catequista, sendo celebrado o dia da vocação do cristão leigo na Igreja.
O padre Tony, convida a todos os fiéis a orar pelas vocações. “Temos que elevar nosso coração a Deus, para que ele nos mande santos pastores e sacerdotes para a sua Igreja, orientando o povo. Todos nós temos responsabilidade nisso”, pontuou. Cada um pode rezar do seu modo contribuindo para a construção de uma cultura vocacional.