O Serviço “Levanta-te, vem para o meio”, da Ação Social Arquidiocesana de Teresina, deu início na segunda-feira (25), a realização dos cursos de profissionalização para assistente administrativo e informática básica para Pessoas Com Deficiência (PCD). As aulas são ministradas nos turnos manhã e tarde, na sede do serviço, localizado no Centro Pastoral Paulo VI, e conta com turma composta por 14 pcd´s.
De acordo com Marcos Júnior, coordenador do Serviço, durante o curso, antes mesmo da entrega das certificações, pode acontecer de os usuários participarem de processos seletivos. “Aconteceu recentemente de um usuário participar de uma seleção já na primeira semana de curso”, explicou o coordenador.
No curso, os alunos têm acesso as aulas de assistente administrativo nas segundas e quartas no horário das 8h às 12h com a carga horária de 80 horas, e nas terças, quintas e sextas as aulas de informática básica, seguindo o mesmo horário com a carga horária de 100 horas. Além das formações teóricas, os assistidos também participam de aulas práticas sobre os temas estudados.
Geffeteh Matos, Professor de informática básica, afirma que o serviço é muito importante pois trabalha com a inclusão. “O projeto entrega para os alunos que chegam aqui dignidade. Eles têm oportunidade de trabalho, de inserção em uma empresa, de ajudar as suas famílias, contribuindo de alguma forma ao grupo que eles fazem parte”, destacou.
O professor explicou que o trabalho é feito de forma diferenciada, já que o Projeto engloba diversos tipos de deficiência, onde eles precisam aprender o conteúdo de forma mais detalhada.” Não tem como trabalhar com eles da mesma forma que em outras instituições. Temos que trabalhar o conteúdo de acordo com o ritmo e a capacidade de cada um deles. É um trabalho muito gratificante para nós enquanto equipe do projeto e para os alunos envolvidos”, finalizou o professor.
Adriano Barbosa, usuário do Serviço, afirma que o curso facilita o ingresso no mercado de trabalho. “Nós estamos tendo acesso as aulas presenciais, porque sem esses cursos, não tem como sermos inseridos ao mercado de trabalho. O levanta-te é um projeto muito bom e que vem agregando vários feedbacks positivos, além de contarmos com excelentes professores”, pontuou.
O curso tem previsão para o término no mês de setembro, momento em que será feita a conclusão das atividades com a entrega da certificação para cada participante.
O SERVIÇO LEVANTA-TE
O serviço Levanta-te e Vem para o Meio, desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), recentemente completou 12 anos de atuação atendendo as pessoas com deficiência (PCD). Atualmente a iniciativa realiza duas atividades principais: a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho, onde são feitos o recrutamento, seleção, avaliação médica, o encaminhamento e o acompanhamento de PCD´s a empresa parceiras.