No último sábado (09), aconteceu a 3ª edição do Simpósio Arquidiocesano dos Ministros Extraordinários da Palavra. Com o tema “Evangelizar e Comunicar”, o momento foi promovido pela Subcomissão Arquidiocesana de Ministros da Palavra e aconteceu na Igreja de São Benedito.
Durante o evento o Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, dialogou com os ministros e instigou reflexões acerca da temática, e em seguida houve uma palestra sobre a Pregação a luz da Evangelii Gaudium, conduzida pelo jornalista Tarcísio Oliveira.
O objetivo do evento foi reunir e oferecer um momento formativo sobre a atuação do ministro após pouco mais de dois anos de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. Para Francisco Moreira, Ministro da Palavra há quatro anos na Paróquia São Joaquim e participante do encontro pela segunda vez, o Simpósio serviu para enriquecer ainda mais o seu conhecimento.
“Cada vez que nos aperfeiçoamos mais, temos como levar conhecimentos para nossos irmãos que necessitam muito da palavra de Deus, enriquecendo também a nossa caminhada de Igreja”, argumentou Francisco.
De acordo com Madalena Marques, Ministra há quatro anos na Paróquia São Joaquim, o Simpósio é extremamente importante para atualizar os Ministros da Palavra. “Não podemos nos limitar apenas ao nosso mundinho do dia a dia, temos que sempre estar buscando e aprimorando o conhecimento”, destacou. Para ela, o evento representa uma novidade, ensinando e dando mais importância a Palavra de Deus, em situações que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia.
O Simpósio também é um momento de troca de experiências e confraternização, incentivando todos a abraçarem a missão de anunciar o evangelho, principalmente nas comunidades onde não há a presença de um sacerdote. Ao longo das edições o número de participantes aumentou, mesmo assim os números representam somente cerca de 10% dos que atuam como ministros no território da Arquidiocese, conforme pontua Francisco Alves, coordenador arquidiocesano dos Ministros da Palavra.
“Nós estamos juntos a comunidade e é necessário que estejamos sempre atualizando o evangelho, que parte da nossa Igreja mãe para as comunidades. No encontro de hoje, por exemplo, estamos aprendendo sobre comunicação e o documento Evangelii Gaudium, onde o Papa facilita nossa caminhada junto à comunidade. No início, havia muita resistência por parte dos Ministros, mas hoje já há um entendimento de que a celebração é para nós”, pontua Francisco.
O Ministro da Palavra é o cristão investido para servir às comunidades de fé por meio da proclamação da Palavra de Deus, sendo preparados para os serviços de acolhimento, animação, canto, proclamação das leituras e demais atividades que envolvem a Celebração da Palavra. Todo cristão batizado tem legitimidade para o serviço do Ministério da Palavra, mas para bem exercê-lo deve ser indicado pelo pároco, além de participar de uma formação específica.