O Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus celebrou durante os dias 21 a 24 de junho o Tríduo e Festa em honra ao seu patrono. “Do coração de Cristo ao Coração do homem” foi o tema escolhido para essa festa que marca o início da celebração dos 40 anos de missão da casa de formação. Na noite dedicada à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, 12 jovens seminaristas do Regional Nordeste IV foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras, seis deles e da Arquidiocese de Teresina, durante celebração eucarística presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Brito.
O rito de admissão marca uma confirmação da Igreja em aceitar os seminaristas como candidatos à vocação sacerdotal. Esse momento é o primeiro passo rumo às ordenações para qual eles estão se preparando desde o momento em que iniciaram o processo formativo. Dom Jacinto Brito explica que a admissão dos seminaristas às Ordens Sacras representa também um amadurecimento do seminarista em sua trajetória.
“Para nós é uma esperança. Se torna uma estrada que se abre porque esses seminaristas já tem uma decisão mais amadurecida, já tem uma vontade mais firmada e se torna uma causa de alegria para os formadores, para os seus bispos para o povo que vendo isso também se anima para apoiar e estimular as vocações”, afirma o arcebispo de Teresina.
O seminarista Sávio Daniel é um dos seis seminaristas da Arquidiocese de Teresina e avalia toda a sua trajetória de formação até agora afirmando ter ainda mais vontade de continuar nesse propósito.
“Este dia representa um marco muito grande na nossa caminhada. Desde o início, lá em 2017 até este 2022 foi um percurso de três etapas, de crescimento, de amadurecimento e o dia de hoje representa um sinal, uma manifestação da Igreja de dizer que perante a Igreja nós somos agora candidatos oficiais ao ministério ordenado. O sentimento é de gratidão, de felicidade, mas também de vontade de continuar”, ressalta Sávio.
Nova reitoria
A Festa do Sagrado Coração de Jesus foi marcada também pela apresentação da nova reitoria do Seminário Maior Interdiocesano. Padre Aerton Marcos deixa a função de reitor após cinco anos à frente desta missão. E quem assume agora essa função é o padre Antônio Soares, que exercia a função de reitor no Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg.
“Queremos trabalhar em sintonia com o projeto formativo que os nossos bispos propõem. E acima de tudo iluminados e auxiliados pela força e pela graça do Espírito-Santo, a força iluminadora de todos nós que nos colocamos a serviço da Igreja”, destaca o novo reitor.