Na última quarta-feira (22) a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar, esteve em Teresina para realizar visitas e reuniões com os agentes que integram a pastoral arquidiocesana. O objetivo desta visita é avaliar o trabalho realizado pelo grupo na Arquidiocese de Teresina e ainda incentivar o retorno, pós-pandemia, das atividades e ações promovidas pela pastoral, animando a missão dos agentes.
Irmã Veneranda ressalta que a sua vinda à Arquidiocese de Teresina tem a intenção de trazer força e animação para todos os agentes da Pastoral da Criança, fazendo com que o trabalho desenvolvido seja mais ativo. “Todo encontro nos fortalece, independente de quem vem e de quem está. O encontro trás essa mística, de fortalecer e de animar. Então é um momento de animação, de fortalecimento, aquecendo os corações”, pontua a coordenadora nacional.
A coordenadora arquidiocesana da Pastoral, Rosemeire Vieira, que esteve acompanhando toda a visita, destaca que a presença da irmã anima e renova a missão da pastoral. “Nos traz grande alegria, esperança e ânimo nas nossas comunidades, nas nossas paróquias da Arquidiocese de Teresina, fazendo com que nossas lideranças possam retomar depois dessa visita”, afirma.
Rosemeire reforça também as expectativas da Pastoral da Criança após a visita da coordenadora nacional. Ela espera que as agentes possam seguir a missão pastoral com mais disposição. “O nosso objetivo é poder crescer, poder acompanhar muito mais crianças, que a gente sabe que está precisando desse acompanhamento da pastoral. Então a nossa esperança é essa, que a gente possa alcançar uma meta, crescer e poder chegar em mais comunidades”, reitera.
Reunião com o Arcebispo
A irmã Veneranda esteve em Teresina durante toda a semana e na manhã dessa sexta-feira (24) esteve reunida com o Dom Jacinto Brito. O arcebispo avalia o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança, afirmando que assim como uma criança que está aprendendo a caminhar, a realidade arquidiocesana também tem os seus desafios.
“A Pastoral da Criança é como criança mesmo, está caindo e se levantando. Nós olhamos esse momento de visita e de aproximação maior das lideranças das coordenações, tanto regionais, quanto arquidiocesana como um momento desse de levantar ‘levantar’, injetando confiança, esperança e abrindo caminhos novos. Sempre temos caminhos novos a percorrer”, pontua Dom Jacinto.
Além da Arquidiocese de Teresina, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança pretende visitar também todas as dioceses que fazem parte do Regional Nordeste IV.