Nesse domingo (29), a Pastoral do Dízimo Arquidiocesana realizou o encontro para o lançamento e estudo da cartilha que será trabalhada em julho, mês dedicado à animação do dízimo. Neste ano, o tema escolhido para ser trabalhado nos encontros foi: “Dízimo: Um Gesto de Solidariedade”. O evento iniciou às 08h, no Auditório São Paulo VI, na sede da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
O Dízimo representa um gesto que cada cristão expressa em resposta ao amor de Deus. De acordo com o diácono Giovani Batista, assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo, a cartilha de 2022 foi elaborada após reuniões de uma equipe da Pastoral do Dízimo e traz temas importantes do momento em que a Igreja está vivenciando.
“Estamos felizes, porque neste ano voltamos a ter a possibilidade de nos reencontrarmos presencialmente e assim realizar essa missão de forma mais concreta. A Igreja está passando por um momento de muita sintonia com o Sínodo proposto pelo Papa. Então, nossa cartilha traz o reconhecimento de que somos uma família e que esses laços se tornaram mais fortes e solidários após esse difícil momento que enfrentamos, que foi a pandemia”, explicou.
Estiveram presentes no encontro, religiosos e dizimistas da Arquidiocese de Teresina que realizam esse belo trabalho de reconhecimento pela graça abundante de Deus. O comerciário Reginaldo Melo começou a ser dizimista aos 14 anos após incentivo de sua mãe. Ele revelou que o dízimo traz tranquilidade para o seu coração cristão.
“Desde muito novo eu sou dizimista e, mesmo não trabalhando na época, minha mãe me mostrou que com meu gesto de solidariedade eu estava agradecendo a Deus. A devolução é uma benção, pois é um momento em que reconhecemos que tudo o que temos vem do Senhor e só fazemos devolver quando contribuímos”, relatou.
Para o administrador e dizimista Jefferson Vaz, da Paróquia de Cristo Rei, a cartilha sempre traz temáticas bem elaboradas e atuais que ajudam a compreender o momento em que toda a sociedade está inserida.
“Eu sempre participei ativamente das atividades da minha paróquia. Eu era coroinha e quando aprendi o significado do dízimo me senti motivado. Ao mesmo tempo, meus pais também me incentivaram, pois assumiram esse compromisso já que integravam a Pastoral do Dízimo”, falou.
A cartilha pode ser adquirida nas paróquias, diaconias e áreas pastorais da Arquidiocese de Teresina, e ainda na sala da Comissão de Pastoral, localizada no Centro Pastoral Paulo VI. Mais informações: (86) 2106-2150