Com o tema “Educar para a Paz”, romeiros de várias comunidades da Arquidiocese de Teresina voltaram às ruas, nesse domingo (15), para a realização da XXI Romaria da Paz. A concentração do evento aconteceu na praça da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Redenção e, em seguida, os fiéis saíram em procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz, onde foi celebrada a santa missa.
A Romaria da Paz foi criada a partir do desejo do padre Pedro Balzi no ano de 2001. A Vila da Paz foi o local escolhido para receber o evento porque, na época, a região vigorava no topo da violência urbana em Teresina. De acordo com o padre Antônio Barbosa, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, o evento que leva fiéis para as ruas da cidade é uma forma de chamar atenção para a paz.
“Como esse ano o tema da Campanha da Fraternidade é voltado para a educação, decidimos colocá-lo também no tema da nossa romaria. Devemos ter essa preocupação constante em educar nossas crianças e toda a sociedade para a paz, porque é impossível ser cristão sem desejar, sem lutar pela paz”, explicou.
Após a flexibilização dos protocolos sanitários, em decorrência da pandemia da covid-19, os fiéis puderam se reunir e voltar às ruas nessa festa que é um marco da promoção da paz na capital piauiense. Para a professora Josineide Soares, a romaria é uma oportunidade para louvar a Deus e agradecer a padroeira do santuário.
“O dia de hoje é um dia especial, porque precisamos muito alcançar a paz mundial. Atualmente, temos um cenário de guerra, mas não é apenas isso. Dentro de algumas casas também presenciamos essa tristeza. E Deus nos convida para sermos promotores da paz”, relatou.
Durante a celebração, os jovens que integram o grupo “Anjos da Paz”, que se vestem de anjos para comparecer às procissões e festas da Igreja, foram recepcionados pela assembleia. Para a dona de casa Ana Gorete, que participou das edições anteriores da romaria, é uma alegria poder voltar a caminhar em prol da paz junto com os membros da comunidade.
“Essa é uma caminhada de fé, uma caminhada de esperança. Pedimos à nossa padroeira, que é Nossa Senhora da Paz, para que interceda por nós. De forma muito intensa queremos demonstrar a nossa gratidão por estarmos aqui, mesmo diante das perdas que tivemos nos últimos anos”, relatou.