Nesse domingo (24), data em que a Igreja Católica celebra a Festa da Divina Misericórdia, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, se reuniu com os seminaristas da Arquidiocese de Teresina para a celebração da Missa do Bom Pastor, na Paróquia Santíssimo Sacramento, localizada no bairro Porto Alegre, Forania Sul II.
A celebração iniciou às 18h e contou com a presença dos fiéis que pertencem à comunidade, de representantes do clero arquidiocesano e dos seminaristas que estão vivenciando o processo formativo dessa caminhada que é uma resposta ao chamado vocacional. De acordo com Dom Jacinto Brito, um dos principais objetivos da celebração foi sensibilizar a comunidade para a importância de se acolher os vocacionados durante este processo formativo que é uma resposta ao chamado que vem do Alto.
“Na liturgia da Igreja celebramos a Divina Misericórdia, mas Jesus é sempre o mesmo, seja o Misericordioso ou o Bom Pastor, essas figuras se cruzam na mesma pessoa que é Jesus. Quando nos reunimos para esta celebração anual, queremos incrementar a consciência de que toda a comunidade é vocacionada à missão. E mostrar que dentro dessa comunidade alguns são chamados a serem pastores dessa Igreja e precisam desse acolhimento. Eles vêm porque são chamados. E isso testemunha que Jesus está vivo como um Bom Pastor a conduzir ao seu povo”, disse.
A Missa do Bom Pastor é celebrada, na capital, anualmente no quarto domingo da Páscoa, mas este ano antecipado para o segundo domingo. E, em uma comunidade da zona rural no mês de agosto, durante o mês das vocações, para expressar a unidade da Igreja com os seminaristas. Conforme o seminarista Manoel Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Angical, essa celebração proporciona uma aproximação do bispo com os vocacionados.
“Essa celebração para todos nós é uma forma de reafirmar a unidade dos seminaristas com o arcebispo. De fato, é um momento oportuno para reavivar o nosso desejo vocacional e demonstrar a também para os outros jovens como é feliz seguir esse caminho rumo ao sacerdócio”, relatou.
Além de apresentar os seminaristas para a comunidade, foi proposto um momento especial para que os seminaristas cantassem os louvores de Deus e mostrassem os seus talentos musicais. O seminarista Bruno Soares revelou que receber a Missa do Bom Pastor na sua paróquia de origem permitiu partilhar um pouco da alegria vivenciada durante o nascer dessa vocação.
“É uma oportunidade que temos de estar nas comunidades, de agradecer toda a ajuda e oração que recebemos durante toda a nossa caminhada. Vejo também como uma forma de transmitir essa percepção da beleza que é viver uma vida encontrada na sua vocação. A missa por si só já é uma celebração importante, mas para mim, ganhou esse gostinho especial por ser na minha casa”, falou.