Em um momento de esperança e alegria, a Arquidiocese de Teresina realizou carreatas nos quatro cantos da cidade na tarde desse Domingo de Páscoa (17), para celebrar a vitória de Jesus sobre a morte durante mais uma edição especial do Teresina! Ressuscita com Cristo. Após a imagem de Cristo Ressuscitado percorrer ruas e avenidas das foranias norte, sul, leste e sudeste, os fiéis se reuniram na Catedral de Nossa Senhora das Dores para a solene Missa Pascal presidida por Dom Jacinto Brito.
Neste ano, ainda por conta da pandemia, não foi possível realizar a tradicional procissão luminosa que anualmente reúne centenas de fiéis nas avenidas da capital teresinense. Para participar desse momento que marca o encerramento da Semana Santa em Teresina, várias pessoas se preparam para acolher a passagem do Cristo Ressuscitado enfeitando à frente das residências e das igrejas.
Para Maria da Conceição, paroquiana da Área São Francisco de Assis e Santa Clara, forania Leste, que participa todos os anos do evento, se reunir para celebração da Páscoa do Senhor enche todos os participantes de ânimo, coragem, força e unidade. “É muito gratificante participar deste momento. Essa é a nossa forma de agradecer a oportunidade de poder mais uma vez celebrar a vida do Cristo Ressuscitado. Nos outros anos a gente ia para a concentração, mas esse ano deixamos a festa bem bonita enfeitando a casa de Deus”, disse.
Após a chegada dos quatro carros com a imagem do Cristo Ressuscitado na Catedral Metropolitana de Teresina, teve início à missa campal com a presença de fiéis de toda a Arquidiocese de Teresina, que ocuparam o adro da igreja em um número expressivo. Em sua homilia, o arcebispo de Teresina falou que ao celebrar a Páscoa do Senhor, os cristãos reconhecem que Cristo permanece vivo e continua a se entregar de corpo e sangue por meio da Eucaristia.
“O Domingo de Páscoa, que é o dia da ressurreição do Nosso Senhor é um momento ímpar, porque se estamos aqui é porque somos testemunhas, com a nossa fé, desta realidade que nem as perseguições, nem as torturas e a própria morte dos nossos santos mártires puderam apagar. Ele morreu, mas está vivo. A ressurreição de Jesus não teve espectadores, ninguém a viu. Mas há testemunhas. E é isso que caracteriza a vida cristã, o fato de sermos testemunhas de Jesus, pois suas últimas palavras antes de subir aos céus foi esse chamado para testemunharmos”, explicou.
Durante essa celebração que já é marca no calendário de grandes eventos religiosos do Piauí, a imagem do Cristo Ressuscitado foi erguida e aclamada pelos fiéis que cantaram o hino da Glória. Conforme Marineide Bezerra, coordenadora geral do Teresina! Ressuscita com Cristo, a receptividade e o coração acolhedor do povo teresinense ajudou a deixar a festa mais bela. “Não poderíamos estar mais felizes. A receptividade das pessoas é muito boa e podemos ver isso na quantidade de pessoas presentes nessa bela missa ao ar livre. Teresina atendeu ao chamado e foi ao encontro do Cristo que de braços abertos saiu abraçando Teresina”, avaliou.