Com a Missa da Ceia do Senhor, a Igreja Católica no mundo inteiro deu início, nesta quinta-feira (14), às celebrações do Tríduo Pascal, importante período litúrgico de preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. Na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Dom Jacinto Brito, o arcebispo de Teresina, presidiu a cerimônia que recorda o momento em que Jesus Cristo se entregou sacramentalmente por meio do Pão e Vinho e deixou o testemunho de entrega aos irmãos, por meio do gesto do lava-pés.
Após a flexibilização dos protocolos sanitários, depois de dois anos de pandemia, os fiéis puderam novamente ocupar a totalidade do espaço físico da Catedral e receber o Corpo e o Sangue de Cristo sob as espécies Eucarísticas do Pão e Vinho.
Durante a homilia desta Quinta-Feira Santa, Dom Jacinto convidou toda a assembleia para que, em alguns minutos de silêncio, repousassem as suas cabeças e se imaginassem na Última Ceia, como São João, que repousou a cabeça sobre o coração de Jesus. “É esse coração que nos amou até o extremo. Repousando a nossa cabeça sobre o Seu coração certamente nós escutamos: ‘Eu te dou todo o meu amor. E para que fique sempre perto de mim eu te dou na Eucaristia a minha vida, meu Corpo e Sangue”, disse o arcebispo.
Tendo como inspiração a Campanha da Fraternidade, que trouxe como tema central Fraternidade e Educação, o rito do lava-pés contou com a presença de importantes educadores, sendo eles avós, pais, professores, catequistas, alunos e comunicadores, que este ano, representaram os 12 discípulos de Jesus.
“Este ano, a escolha veio a partir do tema da Campanha da Fraternidade. É um tema que pode ser visto de uma forma bem ampla e, por isso, lavamos os pés daqueles que nos ajudam a formar opinião de alguma forma. Quando Jesus diz para os discípulos irem e fazerem a mesma coisa, Ele está dizendo para os discípulos, e para nós, que precisamos igualmente fazê-lo como um caminho de salvação”, explicou o pároco, padre Klebert Viana.
O professor Nilo Rodrigues, que é paroquiano da Catedral de Teresina, participa ativamente da Missão da Igreja e hoje foi escolhido mais uma vez para participar deste rito que representa um sinal de amor e de serviço. “Já tive a oportunidade de participar algumas vezes do rito de Lava-pés e sempre gostei de participar por causa do seu belo significado. Eu venho de uma família muito religiosa e tenho ensinado aos meus filhos esse caminho. Afinal, tudo tem que ser direcionado à Jesus Cristo”, relatou o professor.
Ao final da Santa Missa, seguida do rito da transladação do Santíssimo Sacramento, um grupo de fiéis ficou em adoração em um momento de silêncio e oração.
Confira a programação do Tríduo Pascal e do Domingo de Páscoa na Catedral de Teresina das celebrações presididas por Dom Jacinto Brito
Sexta-Feira Santa – 15.04.22
15h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida de Procissão do Senhor Morto saindo da Catedral de Teresina em direção a Igreja de São Benedito.
Sábado Santo – 16.04.22
21h – Solene Vigília Pascal
Domingo – 17.04.22
15h – Teresina! Ressuscita com Cristo – Carreatas com a imagem de Cristo Ressuscitado saindo de quatro foranias: Norte (Igreja Matriz da Área Pastoral São José, no Bairro Jacinta Andrade), Leste (Igreja Matriz da Diaconia Santa Rita de Cássia, no Vale do Gavião), Sul (Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, no Bairro Porto Alegre) e Sudeste (Igreja Matriz da Paróquia Cristo Libertador, no Bairro Renascença II)
18h – Santa Missa Solene da Páscoa da Ressurreição do Senhor e Festa do “Teresina! Ressuscita com Cristo”