Durante toda a manhã desse sábado (05) foi realizada a Formação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2022. Na formação, realizada no auditório da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizado no Centro Pastoral Paulo VI, foi apresentado o Texto-Base da CF 2022 e as formas de trabalhá-la nas paróquias.
O tema escolhido para esta edição é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). O objetivo é promover diálogo a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, para propor caminhos a favor do humanismo integral e solidário.
De acordo com o diácono Gilberto Penha, coordenador Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, nesta primeira formação foram convidados os integrantes de paróquias, diaconias, áreas pastorais e das comunidades religiosas em geral que compõem as foranias da capital.
“Hoje está sendo o primeiro encontro. Mobilizamos as comunidades paroquiais por meio dos vigários forâneos e dos meios de comunicação da nossa Arquidiocese. Esse momento possibilita a construção do diálogo e, por isso, é muito importante a presença de cada irmão e irmã que estão aqui”, disse.
Conforme o professor Marcelo Mascarenhas, que ministrou a palestra a partir do método Ver, Pensar e Agir, a educação foi escolhida como tema, porque é necessário atualizar a reflexão sobre a pedagogia para melhor seguir a forma como Jesus ensinava.
“A Campanha da Fraternidade é uma campanha que a Igreja promove sempre no período da quaresma, que é um período que nos convida para a conversão na mudança de vida e olhamos de uma forma especial para a educação. Tanto para a realidade educacional no país quanto sobre a forma de educar e o conteúdo que ensinamos, sobretudo nas instituições ligadas à Igreja Católica”, explicou.
Para a professora Araci Lima, paroquiana da Paróquia Cristo Libertador que esteve presente na formação, o missionário tem a obrigação de sempre estar bem preparado para partilhar suas experiências “É uma renovação que vai possibilitar dar continuidade no nosso trabalho missionário. Somos gratos a Deus por proporcionar momentos que podemos adquirir conhecimento e amor para ser compartilhado com o próximo”, relatou.