A Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Jacinto Brito foi celebrada na tarde desse sábado (22), Catedral Metropolitana Nossa Senhora Das Dores, no centro de Teresina. O local acolheu padres e diáconos da Igreja Particular de Teresina, familiares, amigos e fiéis que juntos renderam graças a Deus pelo Jubileu de Ouro.
A programação teve início com a acolhida dos fiéis ao som do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina. Logo em seguida, o presbitério, que estava desnudado, foi preparado diante dos fiéis e Dom Jacinto foi paramentado por sua mãe, dona Inês Brito. A Santa Missa foi presidida pelo jubilando que recebeu homenagens e agradeceu a todo o povo de Deus por rezarem por sua vocação.
“Celebro hoje os meus 50 anos de ministério. Hoje celebro em minha Igreja. Minha não pela posse, mas pelo chão onde o Senhor me plantou nesta última década. Minha pela missão a mim confiada e abraçada com alegria. Minha pelo amor que dedico a esta Igreja e por isso me entrego de coração. Obrigado por todos os que oram por mim”’, agradeceu o arcebispo.
Conforme o padre Klebert Viana, pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Das Dores, o Jubileu de Ouro Sacerdotal é um dia de festa que não é apenas um ganho pessoal, mas sim para toda a Igreja. “Montamos equipes, preparamos a liturgia e estamos aqui hoje para celebrar com alegria esta data que, embora tenha acontecido no último dia 15 de janeiro, na nossa arquidiocese é celebrada hoje. Estou muito feliz por testemunhar essa fidelidade e oração de um sacerdote que desde cedo entregou toda a sua vida por amor ao Reino de Deus”, disse.
Representando toda a comunidade católica e os fiéis da Arquidiocese de Teresina, o vigário geral, padre Tony Batista, parabenizou Dom Jacinto Brito pelo aniversário de ordenação. “Neste dia estamos transbordando de alegria por celebrarmos com o nosso pastor 50 anos da sua ordenação sacerdotal. A grande festa aconteceu em Pedreiras, local onde ele trabalhou na sua primeira paróquia, no seu primeiro amor. Mas, não poderíamos ficar indiferentes sem celebrar em Teresina. Por isso, hoje agradecemos a Deus o dom do sacerdócio dele”, disse.
Carlos Augusto Lima é afilhado de Dom Jacinto e na infância serviu como acólito ao lado de Dom Jacinto, em Pedreiras, no Maranhão. Para ele, é uma felicidade muito grande e uma satisfação imensa estar presente na comemoração dos 50 anos de sacerdócio. “Minha mãe e meu pai não estão aqui, pois são idosos, mas estou representando minha família. Eles sempre foram participantes nas atividades da Igreja e me incentivaram a ir à missa”, relatou.
Ao fim da solenidade, a imagem de Nossa Senhora coroada foi levada por membros da Legião de Maria até o altar. Dom Jacinto Brito integra o movimento desde os seus 13 anos de idade. Para Suzana de Oliveira, coordenadora Arquidiocesana da Legião de Maria, a solenidade foi um momento para agradecer a Deus por ter um sacerdote atuante na Igreja.
“Celebramos com muita alegria esse dia especial. Não tenho uma palavra exata para dizer o tamanho da felicidade que é estar comemorando com o nosso arcebispo e celebrar com ele nessa grande festa. Ele que é um legionário desde a infância e tem uma mãe participante também.”, relatou.