Aconteceu neste sábado (04), no Auditório Dom Sérgio Rocha, Centro de Pastoral Paulo VI, o lançamento da Escola Arquidiocesana de Liturgia Monsenhor Luís Soares de Melo. A iniciativa, pioneira em todo o Regional Nordeste IV da CNBB, surgiu da necessidade de uma formação integral para os agentes da Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de Teresina.
A solenidade contou com a presença do clero e de leigos engajados no serviço litúrgico. O curso será lecionado em três semestres consecutivos de aulas presenciais, além de mais um bimestre para elaboração do TCC. De acordo com o padre Edvaldo Barbosa, coordenador da Comissão de Liturgia, a escola será oferecida como um projeto de extensão e pós-graduação.
“Os pastores devem oferecer aos seus fiéis uma sólida formação no campo da liturgia e das demais dimensões da Igreja. Hoje foi dado o primeiro passo nesse processo de formação e esperamos que as bases das comunidades atendam às suas necessidades. Agora vamos aguardar os alunos para este período de formação”, explicou.
A Escola Arquidiocesana de Liturgia é uma parceria da Arquidiocese de Teresina com o Instituto Católico De Estudos Superior do Piauí (Icespi). Para esta primeira etapa do curso, que será ministrado do dia 29 de janeiro de 2022 a 15 de setembro de 2023, a expectativa é que 50 vagas sejam preenchidas.
Conforme Teresinha de Jesus, coordenadora pedagógica e membro da equipe de gestão, os alunos que já possuem uma graduação poderão ter acesso a uma pós-graduação e aqueles que ainda não são graduados receberão um diploma de extensão.
“Quando Dom Jacinto tomou conhecimento do nosso projeto, recomendou que procurássemos o Icespi para ver a viabilidade de transformá-lo em uma especialização. Ainda estamos fazendo as adequações, pois para um curso ser de pós-graduação é necessária uma carga horária de 360 horas de aulas presenciais, sem contar com a carga horária do TCC”, disse.
Para a estudante Ana Sabrina Araújo, a expectativa é que o curso forneça um momento de muito aprendizado para os alunos. “Essa é uma oportunidade para aprender e repassar para todas as foranias a forma correta de fazer uma liturgia bem organizada. O meu desejo de participar é para proporcionar cada vez mais organização para o serviço em Cristo”, relatou.
Para mais informações a respeito dos valores da matrícula e das mensalidades, bem como a documentação necessária para o ingresso na escola, basta procurar a sala de Liturgia, no Centro Pastoral Paulo VI, às quartas e sextas-feiras, no horário de 08h às 12h, ou por meio dos números (86) 98876-6004 ou 98800-6366.