Neste domingo (5), Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, celebrou a missa de inauguração da Igreja São Frei Galvão, que integrará a Área Pastoral São José, localizada no Residencial Jacinta Andrade, forania Norte II. O novo templo religioso foi doado pelo Deputado Júlio Cesar como parte de uma promessa feita durante a canonização do santo que agora dá nome à igreja.
São Frei Galvão, padroeiro da nova igreja, é considerado o primeiro santo genuinamente brasileiro, porque nasceu no Brasil. Durante sua vida, se destacou entre os outros frades franciscanos do convento por ser um homem de oração e dedicado a atender os mais pobres. De acordo com Dom Jacinto, o local vai proporcionar o encontro de muitas pessoas com Deus.
“Em um bairro como este que é carente de tantas coisas na linha social, educativa e sanitária, nós agora recebemos uma suplência também para as carências religiosas. É um templo bonito, moderno e modesto, mas muito bem aparelhado. O doador fez questão de dar do tijolo ao livro da missa. Nada foi comprado pela Arquidiocese e nem pelo povo. Ele fez esse gesto como um ato de generosidade e de agradecimento”, disse.
Conforme o padre Rubens Chaves, Administrador Paroquial da Área Pastoral, a celebração da bênção de um novo templo sempre proporciona o abastecimento da fé, pois o ambiente é um local para o encontro e da animação da vida celebrativa.
“Esse ano nos proporcionou dupla alegria. No início do ano o arcebispo criou a nossa Área Pastoral e hoje mais uma vez, por meio das mãos de Dom Jacinto, a benção deste novo templo. Nós que estamos situados em uma região mais periférica da cidade, sempre tivemos esse desejo de ter a Igreja mais presente entre nós”, explicou.
Com a inauguração de mais um templo religioso, a ação da Igreja na comunidade de fé é mais perceptível. Para Margareth Rosa, que participou da inauguração, a nova igreja vai proporcionar uma maior comunhão com Deus.
“Me sinto muito feliz por estar situada bem próximo à minha casa. Antes não tínhamos nenhuma igreja próxima. Como eu não tinha transporte, tinha que fazer o percurso de ônibus e hoje nossa realidade começa a mudar”, relatou.
Promessa feita durante a canonização de São Frei Galvão
A Igreja foi construída com o apoio do Deputado Júlio César, que prometeu, em 2007, construir o templo quando participou da canonização do primeiro santo brasileiro pelo Papa Bento XVI.
“Estou muito feliz e agradecido a Deus e a Frei Galvão, este primeiro santo genuinamente brasileiro. A construção durou apenas cinco meses e foi realizada por profissionais aqui da região e com materiais também comprados por aqui. O resultado é muito satisfatório. É um local muito bem arejado”, concluiu o deputado.