Na Arquidiocese de Teresina, abertura da fase diocesana, que marca o início da preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos que será realizado em 2023, aconteceu neste domingo (21), às 19h, na Igreja Matriz de Cristo Rei, com Santa Missa presidida por Dom Jacinto Brito.
Com o tema geral “Por uma Igreja sinodal, comunhão, participação e missão”, esta é a primeira vez na história da Igreja Católica que um Sínodo começa pelas bases, sendo realizado nas dioceses entre 2021 e 2022, em nível continental ao final de 2022 e em âmbito universal, em outubro de 2023, na cidade de Roma.
A celebração contou com a presença de irmãos e irmãs que foram convidados a participar da celebração e de todo o processo sinodal para fazer acontecer a comunhão e levar a voz dos fiéis a ser ouvida entre outras vozes da Igreja reunida. De acordo com Dom Jacinto Brito, essa preparação é um momento para que as pessoas falem aquilo que pensam e o que desejam da Igreja como um todo, desde a sua organização à sua metodologia de trabalho.
“É um Sínodo que vai ser diferente. Diferente por causa da sua preparação. Ele vai começando das bases. Houve pesquisas em outros sínodos, mas não com essa amplitude e tão clara como o Papa Francisco desejou. Nós iniciamos na igreja com a fase da escuta, depois isso será socializado a nível continental e, por fim, a nível universal”, disse.
A abertura da fase diocesana aconteceu no mesmo dia em que a Igreja celebra Solenidade de Cristo Rei e na data em que também é comemorado o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.
“A maioria esmagadora dos membros da Igreja é composta por leigos. Então, celebrar o dia da maioria dos seus membros é um dever nosso e uma oportunidade de dizer que eles têm vez, voz e um lugar único aqui. São o sal e a luz nessa sociedade onde estão presentes, seja na família ou no trabalho”, continuou o arcebispo.
Para o advogado Ítalo Cavalcante, ministro da Eucaristia da Igreja Matriz de Cristo Rei, o Sínodo representa um momento de inclusão dos paroquianos e das comunidades na Igreja. “Vemos a reunião dos líderes da Igreja com uma grande Graça. Esse momento propicia uma maior comunhão para nós fiéis. É o que nos faz ser um só na fé. É o que nos faz ser irmãos. E isso nos faz ser pertencentes às ações que promovem o amor de Deus”, relatou.
Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos
No dia 09 de outubro o Papa Francisco abriu a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus, marcando o início da preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2023. A palavra Sínodo vem do grego e significa “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”. A solenidade é uma oportunidade para realçar a pessoa de Jesus como Senhor da história, da Igreja e do universo nas diferentes instâncias que se engajam nesse “mutirão” de ideias e encaminhamentos.