Neste domingo (14) a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres, e para comemorar a data, que foi estabelecida pelo Papa Francisco em novembro de 2016, as pastorais sociais da Arquidiocese de Teresina irão promover um café da manhã para as pessoas em situação de rua no dia 19 de novembro, às 8h, no canteiro central da Avenida Frei Serafim, em frente ao Colégio das Irmãs.
Este ano, o tema escolhido para ser vivenciado é “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7). A expectativa é que voluntários também possam comparecer ao local para contribuir doando alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, caixas com pacotes de absorventes ou materiais de limpeza que serão distribuídos entre as pessoas em situação de rua.
De acordo com a Irmã Denise Morra, da Congregação Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja Católica acredita que estender a mão aos mais necessitados é uma forma de viver os ensinamentos deixados por Cristo.
“Nós temos fortemente a opção pelos mais pobres e pelos mais carentes. E isso vem da misericórdia trazida por Jesus Cristo. Ele morreu e deu a sua vida por nós. Ele sempre estará conosco por meio dos mais pobres. Então, devemos celebrar para os mais empobrecidos, principalmente nesse momento que a sociedade mundial atravessa”, explicou.
Na ocasião, também será feita a Benção do Dia dos Pobres para celebrar a quinta edição do dia, que também é uma forma de conscientizar o povo de Deus para a grave situação de grande flagelo e pobreza que algumas pessoas se encontram.
“Nós estamos tomando todos os cuidados por conta da Covid-19, e fazemos esse convite à população em geral. Quem quiser rezar conosco e receber essa bênção do Dia dos Pobres pode comparecer. Acredito que mais do que doar coisas, podemos nos doar como pessoas”, finalizou.