Nesta segunda-feira, 1° de novembro, a Igreja Católica celebra a Festa de Todos os Santos. A data é uma ocasião para comemorar e homenagear todos aqueles que viveram uma vida de santidade e foram salvos em Jesus Cristo.
A homenagem aos santos e mártires teve início no século IV, período de forte perseguição aos santos e cristãos. De acordo com o padre Carlos Lages, pároco da Paróquia São Sebastião, na Forania Sudeste, o dia deve ser destinado observar e seguir os exemplos destas pessoas que são modelo de confiança e que conseguiram encontrar Jesus.
“Com toda certeza essa festa nos ajuda a sermos melhores cristãos católicos. São tantos os santos anônimos que até desconhecemos e, por essa razão, para não deixar de homenagear a todos, a Igreja resolveu colocar um só dia para homenagear a todos”, explicou.
No Brasil, por ser uma solenidade de preceito, que por vezes pode cair em um dia da semana, a Igreja transferiu a celebração para o domingo seguinte, que neste ano cai no dia 07 de novembro. Ainda de acordo com o padre, a santidade é um dom universal dado pelo Espírito Santo e que todos os fiéis que se abrem à prática da vontade de Deus podem alcançá-la.
“Para ser uma homenagem mais justa, aqui foi decidido colocar a comemoração no domingo, pois se trata do Dia do Senhor e, por tanto, mais festivo. Devemos ter os santos e santas como um bom exemplo de como se viver uma vida cristã, principalmente nesse período atual em que algumas tradições estão sendo relativizadas, até mesmo pelos católicos”, finalizou.