Agentes da Pastoral da Comunicação das mais diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina participaram, nesse sábado (16), da oficina sobre Marketing Digital e Mídias Católicas. O encontro, realizado durante todo o dia no Centro Pastoral Paulo VI, foi conduzido pelo jornalista Fabiano Fachini, colaborador da Pascom Brasil e coordenador digital da Rede Século 21.
O encontro reuniu mais de 60 agentes da Pastoral e foi marcado pela aprendizagem e troca de experiências, em uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas e estratégias para o uso das mídias digitais no anúncio do Evangelho.
De acordo com o jornalista Fabiano Fachini, o objetivo da oficina é capacitar cada vez mais os pasconeiros para facilitar a comunicação com membros das comunidades e paroquianos. “Com esse treinamento queremos que a divulgação dos eventos nas paróquias e comunidades aconteça de forma que possibilite a evangelização nesse nosso mundo que cada vez mais é conectado. As pessoas já acordam vendo notificações de aplicativos. Precisamos ocupar nosso espaço nesse ambiente”, explicou.
Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas, por meio dos seus dispositivos eletrônicos. Para a secretária Maria Luísa Rodrigues, que atua há três anos na Pastoral da Comunicação da Nossa Senhora da Conceição, em Palmeirais, o uso dessas ferramentas digitais pode fortalecer a comunicação dos fiéis com a Igreja.
“Eu gosto muito de redes sociais e também gosto de frequentar a igreja. Eu senti que poderia ajudar a minha paróquia a ter mais visibilidade com essa habilidade que eu tenho nas redes. Espero que assim possa motivar cada vez mais pessoas a frequentar a igreja”, relatou.
Ciclo de oficinas deverá ser realizado até 2022
O encontro foi a abertura de um ciclo de oficinas que deverá acontecer até o final do primeiro semestre de 2022. Nesse primeiro momento, estiveram presentes representantes das cidades, como Palmeirais, Miguel Alves, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, além da capital.
Conforme Rafaella Fontenele, coordenadora da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, para os próximos encontros, a expectativa é continuar trazendo palestrantes que sejam referência em áreas específicas da comunicação.
“Estamos muito felizes com o resultado dessa oficina, pois nós tivemos a presença de agentes de comunicação de quase todas as paróquias e comunidades de nossa arquidiocese, tanto da capital, quanto de cidades próximas. As expectativas foram superadas. Futuramente teremos oficinas de fotografia, produção de texto, edição de imagem e design”, avaliou.