A Arquidiocese de Teresina celebrou na noite desse sábado (16) a elevação da Área Pastoral São Francisco de Assis e Santa Clara à dignidade de paróquia. A celebração foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, no bairro Piçarreira I, Forania Leste, e contou com a presença de fiéis e do então administrador e agora pároco, padre Demerval Brasil.
A criação de uma Área Pastoral representa a delimitação de um local que futuramente poderá se tornar uma paróquia, caso demonstre uma capacidade de organização e independência. De acordo com Dom Jacinto Brito, a elevação à dignidade de paróquia é o reconhecimento desse grau de maturidade pastoral que permite, por meio da autonomia espiritual e econômica, andar com os próprios pés.
“Depois de uma avaliação serena chegamos à conclusão de que estava na hora de dar esse passo. Meus parabéns aos paroquianos e aos pastores, pois eles juntos formam a mais nova paróquia da nossa Arquidiocese”, explicou.
O padre Demerval Brasil, que já fazia parte da vida da Área Pastoral, agora segue com a missão de dar continuidade aos serviços que vinham sendo realizados. “É uma missão que recebemos com gratidão a Deus e ao seu povo. Não se trata de status ou honraria. Visamos o bem estar espiritual do Povo de Deus. Esperamos que a partir de agora tenhamos mais compromissos e mais trabalhos para que possamos alcançar graças”, relatou o novo pároco.
O agente de portaria Sinval Cunha participa das atividades da nova paróquia há mais de 30 anos. Para ele, a elevação da área pastoral representa um marco que ficará marcado no coração de cada paroquiano. “Eu sou do tempo que nesse local tínhamos uma capela de taipa. E hoje agradeço a Deus por poder vivenciar esse momento”, disse.
Para a dona de casa Maria dos Santos, o reconhecimento é fruto de um intenso trabalho realizado na comunidade. “Eu comecei a servir aqui há quase 20 anos, quando meus filhos participaram de um grupo da comunidade, e hoje ajudo a coordenar um dos grupos da Mãe Rainha”, relatou.