O Dia de São Miguel Arcanjo é celebrado em 29 de setembro, e para comemorar a data, paróquias e capelas da Arquidiocese de Teresina estão realizando festejos para reunir os devotos do Príncipe da Milícia Celeste.
Na cidade de Miguel Alves, Forania Rural III, a Paróquia São Miguel Arcanjo iniciou as festividades no dia 20 de setembro com o tema: “Defensor da justiça. Protetor dos filhos de Deus”. Durante os nove dias serão realizadas orações do terço 18h30 e novena às 19h. As celebrações litúrgicas estão sendo realizadas presencialmente, seguindo um plano estratégico de segurança contra a Covid-19 que foi apresentado à prefeitura da cidade.
Na Comunidade São Miguel Arcanjo, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Forania Norte I, o novenário em honra à São Miguel Arcanjo também começou no dia 20 de setembro. Este ano, o tema escolhido para ser vivenciado é “São Miguel, vencedor pela força da humildade”.
Para festejar, estão sendo celebradas missas durante toda a semana, com a oração do terço, às 19h, seguida da celebração da Santa Missa, às 19h30. No sábado e no domingo, o terço vai iniciar às 18h30 e a missa às 19h.
“Observamos que o nosso mundo tem sofrido com o mal do ódio. Nesses dias, buscamos levar essa humildade de São Miguel para as nossas famílias e para as pessoas do mundo inteiro. Nossa expectativa é ter nossos irmãos presentes nesses dias para agradecer e pedir proteção”, enfatizou Luzia Rodrigues, coordenadora da comunidade, que fica localizada no bairro Alto Alegre.
Com o tema “São Miguel Arcanjo, o grande defensor da vida”, o tríduo da capela de São Miguel Arcanjo, localizada no Centro Pastoral Paulo VI, iniciam neste domingo (26), às 18h, e seguem até dia 29 de setembro. Durante os três dias, a programação vai contar com celebrações de missas e oração do terço, às 19h. Neste ano, as festividades presenciais vão acontecer com a capacidade reduzida, para manter o distanciamento social entre os fiéis. Toda a programação vai ser transmitida ao vivo pelo canal oficial da capela, no YouTube.
Conforme Irene Cruz, coordenadora do Serviço de Animação Litúrgica da Capela São Miguel Arcanjo, o festejo é uma forma de reunir os devotos para agradecer e pedir proteção. “Em nome do Pai, ele nos ajuda a vencer as nossas lutas diárias, principalmente neste período de pandemia, onde temos que defender a vida. Queremos reforçar, para aqueles que desejarem comparecer presencialmente, sobre a importância de seguir os protocolos sanitários”, disse.