Nesta terça-feira (14), foi celebrada a missa solene da Festa de Exaltação da Santa Cruz. A eucaristia foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 180 km ao sul de Teresina.
A celebração iniciou às 09h e contou com a presença de fiéis e de representantes do clero arquidiocesano, que seguindo os protocolos sanitários, veneraram a cruz, símbolo de santidade e da vitória de Jesus sobre o pecado. Os fiéis que não puderam comparecer presencialmente ao santuário puderam acompanhar a celebração por meio do canal oficial do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, no YouTube.
Em sua homilia, Dom Jacinto Brito, ressaltou que este símbolo, que antes representava morte, se tornou sinal de vida e de esperança, pois o sangue que Jesus derramou purifica, santifica e aproxima de Deus.
“Nós não estamos reunidos aqui hoje para nos agarrar a um pedaço de madeira. Nós estamos aqui para olhar para a cruz de Cristo e saber que Ele derrama vida, esperança e luz sobre cada um de nós. Tenho certeza que cada pessoa que está aqui hoje veio para agradecer graças alcançadas”, disse.
Este ano, por causa da pandemia, todas as celebrações do festejo aconteceram seguindo normas sanitárias como o uso obrigatório de máscaras dentro e fora do Santuário, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social. Conforme o padre Raniery Alencar, reitor do Santuário Santa Cruz dos Milagres, a pandemia está deixando e deixará muitas feridas, e que nestes dias de fé e oração, os fiéis puderam encontrar forças para seguir em frente.
“Muitas famílias ainda estão enlutadas. Precisamos dar um cuidado especial para estas pessoas. Foi maravilhoso poder encontrar cada uma delas ao longo destes 10 dias de festividades. O Santuário estava preparado para receber e ouvir a todos”, relatou.
O festejo se encerrará às 16h desta terça-feira (14) com uma carreata que a conduzirá a Santa Cruz pelas ruas da cidade.
Arcebispo concede provisão para o novo Vigário Paroquial
O Santuário é o único reconhecido pelo Vaticano no Piauí e a tradicional festa, que já faz parte do calendário religioso do estado, reúne, anualmente, milhares de romeiros na cidade para vivenciar momentos de devoção.
Na ocasião, o padre Delcimar dos Santos recebeu das mãos de Dom Jacinto Brito a provisão de Vigário Paroquial da Paróquia Santuário de Santa Cruz dos Milagres por três anos. “Fico feliz e agraciado por estar aqui e por poder colaborar com o padre Raniery nessa caminhada do Povo de Deus. Nesta festa celebrada hoje, que é a Exaltação da Santa Cruz, meu coração palpita de alegria por poder compartilhar um pouco da minha vida”, relatou o padre Delcimar.