A abertura oficial da 8ª Semana Bíblica aconteceu na tarde dessa segunda-feira (30), no Centro Pastoral Paulo VI. O primeiro encontro apresentou o lema “Cantai salmos ao Senhor povo fiel” Sl 30 (29), 5. a todos os sacerdotes, diáconos, agentes pastorais, religiosos e públicos em geral que buscam o aprofundamento da Palavra de Deus.
A programação aconteceu de forma híbrida, nos turnos da tarde e da noite, com público presencial reduzido, e com mais de 300 participantes que acompanharam o evento ao vivo por meio da página do Youtube da Arquidiocese de Teresina.
Nesta edição, a Semana Bíblica Arquidiocesana oferece uma oportunidade de estudo e reflexão do livro dos Salmos. De acordo com padre Carlos Cézar, a expectativa é continuar levando o Povo de Deus a uma experiência profunda, não só de conhecimento do que foi escrito nas Sagradas Escrituras, mas da própria história e do que foi vivenciado pelos mais antigos.
“Quem vivencia esse momento consegue o benefício do aprendizado, do aprofundamento em torno da Palavra de Deus e percebe que a vida e a história vão se tornando sagradas em sua vivência. Assim foi a história do Povo de Deus, que resultou no livro dos Salmos. Nele temos acesso às ações de graça, lamentações e arrependimentos que ainda estão presentes no nosso cotidiano”, explicou.
Para Cleide Maria, que participou pela primeira vez da Semana Bíblica, os estudos possibilitam uma melhor compreensão da Palavra de Deus e trazem ensinamentos para serem aplicados no dia a dia.
“Sempre ouvi falar desses encontros, mas nunca tive a oportunidade de participar. Espero ler a Bíblia e interpretá-la melhor, porque às vezes a gente faz a leitura de uma maneira que pode não ser a correta. Eu, particularmente, acho o livro dos Salmos muito importante e acredito que esse estudo vai agregar muito na minha vida”, disse.
Conforme Graça Ferreira, membro da Comissão de Formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a expectativa é ter um aprofundamento maior nos ensinamentos deixados pelas pessoas que viveram antes de Cristo. “Sempre devemos buscar esse aprofundamento para conseguir transmitir para as várias comunidades”, disse.
As inscrições para participação presencial já encerraram, mas ainda é possível acompanhar todo o evento, que acontece até dia 03 de setembro, por meio do canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.
Confira a programação dos próximos dias:
No turno da tarde, a programação inicia às 14h30 e segue até as 16h30, somente de forma presencial.
– Desenvolvimento do tema e Introdução ao livro dos Salmos – 30/08:( Pe. Fabrício);
– A poesia de Israel como diálogo com Deus – 31/08: (Ir. Juarez);
– A poesia na dor e no sofrimento do povo de Deus – 01/09: (Ir. Aila);
– A poesia como expressão de louvor ao Deus libertador – 02/09: (Ir. Pe. C.César);
– Jesus, seus discípulos e a oração dos Salmos – 03/09: (Pe. Fabrício).
Já no turno da noite, a programação acontece das 19h30 às 21h, de forma presencial e online.
-Introdução ao livro dos Salmos – 30/08: (Ir. Aila);
– A poesia de Israel como diálogo com Deus – 31/08: (Pe. Fabrício);
-A poesia na dor e no sofrimento do povo de Deus – 01/09: (Ir. Aila);
-A poesia como expressão de louvor ao Deus libertador – 02/09: (Ir. Pe. C.César);
-Jesus, seus discípulos e a oração dos Salmos – 03/09: (Ir. Aila).