O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou, na noite desse sábado (14), a ordenação do diácono permanente Raimundo Gil, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Água Branca, a 101 km da capital. A missa iniciou às 19h e contou com a presença de familiares, amigos e da comunidade cristã, que prestigiaram a ordenação.
Conforme o diácono Raimundo Gil, o diaconato não era apenas um desejo, mas também um chamado de Deus. “A minha trajetória foi bem longa e cheia de muitas curvas. Desde criança minha mãe me colocava para rezar e, conforme eu fui crescendo, me desviei um pouco, mas depois pude voltar a acompanhar o Sacramento da Primeira Eucaristia, o Sacramento da Crisma e até mesmo o do Matrimônio. Nessa caminhada, pude aprender o passo a passo da Graça de Deus na minha vida”, disse.
O mais novo diácono da Arquidiocese de Teresina pertence à 5ª turma da Escola Diaconal São Francisco de Assis e recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem, pela imposição das mãos de Dom Jacinto Brito, após pedir o adiamento da ordenação em decorrência de problemas de saúde da sua esposa.
Conforme Valdenice Costa, esposa do diácono, a ordenação é uma realização do sonho do casal e é uma forma de servir a Deus e colocá-lo em primeiro lugar. “Eu já tinha essa vontade de que ele seguisse esse caminho, mas ele ainda não tinha tido essa oportunidade. Quando viemos morar em Água Branca, o padre Darley conseguiu encaminhá-lo para a escola diaconal. Sinto-me muito emocionada e feliz por ele e por nós”, relatou.
O padre Francimilson Gonçalves, que em breve será apresentado à Paróquia São Gonçalo, em Regeneração, participou e acompanhou todo processo de formação. Para ele, nesta data, a Igreja se alegra por receber mais um ordenado à serviço do Reino de Deus.
“Hoje estamos coroando essa caminhada de formação intelectual e pastoral. O empenho no anúncio do Reino é de fundamental importância e marca central na formação do diaconato. O diácono é aquele que anuncia. É o homem da palavra e, para nossa cidade, é uma alegria poder acolher este homem”, destacou.