A Pastoral Vocacional Nordeste IV promoveu um encontro vocacional online com o tema “3° ano vocacional, um caminho, um sonho, um desafio”. O evento foi realizado através de uma plataforma digital e contou com a participação do referencial para as vocações no Regional Nordeste IV, Dom Francisco de Assis, e do padre Marlon Malacoski, da diocese de Caçador (SC), que foi o assessor do encontro. Leigos, religiosas e ministros ordenados também marcaram presença.
O encontro vocacional foi realizado na manhã do sábado, dia 29 de maio, e teve início com uma acolhida feita pelo padre Anderson Fábio, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Teresina. Em seguida Dom Francisco de Assis, abordou, em sua fala, sobre a ampliação da visão no serviço de acompanhamento vocacional, a luz do tema: ‘No princípio era o Verbo’.
O assessor do encontro, padre Marlon Malacoski, fez uma abordagem sobre a pastoral vocacional, principalmente na perspectiva de 2023, apresentado como Ano Vocacional para a Igreja do Brasil, fruto de votação da última assembleia dos Bispos. Em sua palavra foram apresentados os principais desafios para a realização do Ano Vocacional, em 2023.
Durante o evento, houve ainda um espaço para diálogo com a participação dos promotores(as) vocacionais. Como um fruto concreto do encontro vocacional, foi definida uma comissão de coordenação da Pastoral Vocacional do Regional para os próximos quatro anos, semelhante a coordenação da Pastoral Vocacional Brasil CNBB.
A comissão ficou definida assim:
– Bispo Referencial para as Vocações NE IV: Dom Francisco de Assis
– Coordenador: Pe Anderson Fábio (Arquidiocese de Teresina)
– Vice coordenador: Pe. Edivaldo dos Santos Silva (Diocese de Picos)
– Secretário: Pe. Lael Rubem Silva Rodrigues (Diocese de Oeiras)
– Conselheiras: Ir Silvana Aparecida Bernardo Porfirio (Irmãs de Nossa Senhora do Calvário) e Raimunda Pereira da Silva (Paróquia de São José Operário / Teresina)